Topo

Nissan estuda aumentar acesso a comitê de supervisão à Renault, diz fonte

CEOs de Renault, Nissan e Mitsubishi reunidos: aliança parece estar em crise sem fim - Kim Kyung-Hoon/Reuters
CEOs de Renault, Nissan e Mitsubishi reunidos: aliança parece estar em crise sem fim
Imagem: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Maki Shiraki e Linda Sieg

Da Reuters

17/06/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Relacionamento azedou quando Renault cobrou maior influência em novo sistema de comando da Nissan
  • Renault barraria mudanças, a menos que tivesse representação em novos comitês
  • Fontes ligadas à aliança dizem que Nissan pode ceder às pressões da Renault

A Nissan avalia dar à sua sócia Renault alguns assentos em comitês de supervisão, após a montadora francesa expressar insatisfação com uma reforma da governança, disse uma fonte.

A parceria de duas décadas entrou em crise no início da semana, quando a demanda da Renault por maior influência no novo sistema de governança da Nissan provocou uma rara censura pública por parte da montadora japonesa.

A Renault, que detém 43,4% da empresa Nissan, sinalizou que impediria a sócia de adotar formalmente uma estrutura de governança reformulada numa reunião de acionistas em 25 de junho -- a menos que tivesse representação em novos comitês da Nissan.

A Nissan agora está considerando ter executivos da Renault como membros dos comitês de nomeação, auditoria e compensação, disse uma pessoa com conhecimento direto.

"A Nissan terá que fazer concessões para a nossa reforma de governança", disse a pessoa. "Se dois ou três assentos, ainda não sabemos quantos comitês estaremos dando para a Renault, mas estamos em negociações com a Renault para dar lugares para alguém recomendado pela Renault".