Topo

Sem Ghosn, Nissan reduz previsão de lucro para menor nível em quase 10 anos

Carlos Ghosn Nissan - Toshifumi Kitamura/AFP
Carlos Ghosn Nissan
Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

Naomi Tajitsu

Em Tóquio (Japão)

24/04/2019 19h09

Resumo da notícia

  • Lucro operacional para o ano encerrado em março deve cair 45%
  • Nissan culpa a prisão do ex-presidente Ghosn por manchar sua marca
  • Outra questão são as despesas ligadas à concessão de garantias de veículos nos EUA

A Nissan previu que terá em 2019 o menor lucro em quase uma década, devido à fraqueza nos Estados Unidos, enquanto se ajusta à vida sem Carlos Ghosn e traça o futuro da parceira com a Renault.

A montadora japonesa espera que o lucro operacional para o ano encerrado em março caia 45% em comparação ao ano anterior, a 318 bilhões de ienes (2,84 bilhões de dólares), ante previsão anterior de 450 bilhões de ienes, devido a despesas ligadas à concessão de garantias de veículos nos EUA, seu maior mercado.

A Nissan também culpou a prisão do ex-presidente Ghosn por manchar sua marca e contribuir para o declínio no lucro para o menor nível desde o ano que terminou em março de 2010.

Este é o segundo corte na previsão de lucro operacional da montadora em dois meses, e adiciona pressão sobre o presidente-executivo, Hiroto Saikawa, que trabalha para revisar a governança da empresa e busca uma posição mais igualitária com a Renault, maior acionista da Nissan.

Analistas alertaram que os problemas da Nissan podem enfraquecer sua relação com a Renault, que vem pressionando por uma fusão mais próxima, proposta que muitos da Nissan se opõem.

"Para manter sua postura contra os laços mais estreitos com a Renault, a Nissan precisa melhorar seu desempenho financeiro", disse Satoru Takada, diretor administrativo da empresa de pesquisa de valores mobiliários TIW.

As ações da Nissan caíram 4% após o aviso da queda do lucro, enquanto as ações da Renault perderam 5,5%.