Topo

Brexit provoca paralisação na fábrica da Jaguar Land Rover no Reino Unido

Costas Pitas

Em Londres (Reino Unido)

08/04/2019 13h41

A Jaguar Land Rover (JLR) fechou suas fábricas no Reino Unido hoje por cinco dias contra a Brexit, somando-se a outras paralisações que deixariam pelo menos metade da produção de automóveis do país parada, no que poderia ser uma semana crucial no divórcio do Reino Unido da União Europeia.

A ação da maior montadora britânica, para se preparar para qualquer interrupção resultante do Brexit, foi tomada há alguns meses, no momento em que a data de partida - agora dia 12 de abril - foi definida para 29 de março.

As empresas automotivas enfrentam uma série de possíveis riscos sob um Brexit desordenado, incluindo atrasos no fornecimento de portos e carros acabados, uma nova burocracia alfandegária, a necessidade de recertificação de modelos e uma tarifa de até 10% em veículos prontos.

Os esforços da premiê Theresa May para obter uma extensão mais longa também arruinaram os planos de contingência para alguns deles.

As paralisações são geralmente organizadas com muita antecedência para que as férias dos funcionários possam ser agendadas e os fornecedores possam ajustar os volumes, dificultando a movimentação.

De propriedade esmagadoramente estrangeira, a indústria automobilística do Reino Unido ficou cada vez mais frustrada à medida que um ambiente de investimento estável e atraente se atolou em uma profunda crise política, botando em risco o comércio livre e sem atritos.