Topo

Carros


Carros

VW e Ford assinam acordo para desenvolvimento conjunto de Amarok e Ranger

Marcas já tinham antecipado parceria no ano passado - Arte/UOL/Divulgação
Marcas já tinham antecipado parceria no ano passado
Imagem: Arte/UOL/Divulgação

Jan Schwartz*

De Hanover (Alemanha)

28/03/2019 12h38

Resumo da notícia

  • Nova Amarok será feita sobre base da Ranger
  • VW pode ter participação em empresa de condução autônoma da Ford
  • Parceria envolverá também veículos comerciais
  • Estratégia tem objetivo de cortar custos
  • Marcas oficializam acordo relativo às picapes médias

A Volkswagen assinou acordo para desenvolver uma caminhonete com a rival americana Ford e continua as discussões sobre a extensão de sua aliança para incluir serviços autônomos de direção e mobilidade, afirmou a montadora alemã nesta quinta-feira (28).

Em junho do ano passado, VW e Ford já haviam afirmado que estavam em negociações para desenvolver de forma conjunta uma série de veículos comerciais e, mais tarde, estenderam as discussões para fazer o mesmo em relação a carros elétricos e autônomos, como parte de uma aliança projetada para economizar bilhões de dólares em custos.

"Estamos em conversas construtivas sobre a participação na Argo, a divisão da Ford para condução autônoma. Uma empresa conjunta para oferecer mobilidade como serviço também é uma possibilidade ", disse o executivo-chefe de veículos comerciais da Volkswagen, Thomas Sedran, nesta quinta.As negociações serão concluídas nos próximos meses, disse Sedran.

A porta-voz da Ford, Jennifer Flake, disse que as discussões com a Volkswagen foram produtivas, mas se recusou a revelar mais detalhes. A Ford comprou a Argo AI, uma start-up autônoma baseada em Pittsburgh, em 2017. Porém, com os crescentes custos de desenvolvimento de carros autônomos nos últimos anos, a fabricante americana e outras montadoras têm buscado alianças e investidores externos.

Contrato assinado

A Volks informou que assinou contrato com a Ford para desenvolver a sucessora da sua picape Amarok sobre a base da Ranger, produzida pela Ford, o que deverá ajudar a empresa europeia a reduzir os custos de desenvolvimento.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

*Reportagem adicional de Ben Klayman, em Detroit (EUA)

Mais Carros