Topo

EUA condenam engenheiro da Volks a 40 meses de prisão por fraude de motores

Sentença pesada para o engenheiro James Robert Liang, da VW: "Este é um crime muito grave", disse juiz - Virginia Lozano/Detroit News
Sentença pesada para o engenheiro James Robert Liang, da VW: "Este é um crime muito grave", disse juiz Imagem: Virginia Lozano/Detroit News

David Shepardson e Joseph White

De Washington e Detroit (EUA)

25/08/2017 15h17

Um juiz federal em Detroit sentenciou o ex-engenheiro James Liang a 40 meses de prisão (três anos e quatro meses) nesta sexta-feira (25) por atuação no esquema da Volkswagen de fraudes de motores a diesel. 

Liang se declarou culpado no início do ano e cooperou com autoridades policiais que investigam a montadora. Em setembro de 2015, foi descoberto que a Volkswagen vendia carros movidos a diesel mais poluentes do que o permitido pelas leis ambientais norte-americanas, adulterando testes.

Os procuradores recomendaram na semana passada que o engenheiro fosse condenado a três anos de prisão, enquanto seus advogados pediram prisão domiciliar.

"Fraude assombrosa"

O juiz Sean Cox disse a Liang em audiência que ele fazia parte de uma conspiração de longo prazo que cometeu uma "fraude assombrosa para o consumidor norte-americano. Este é um crime muito grave e preocupante contra o nosso sistema econômico."

Cox ainda determinou que o engenheiro pague uma multa de US$ 200 mil (mais de R$ 630 mil), 10 vezes o montante recomendado pelos procuradores. O juiz disse esperar que a sentença impeça condutas semelhantes de outros engenheiros e executivos da indústria.

Liang pode apelar da decisão, segundo Cox.

SIGA UOL CARROS NO YOUTUBE

+ Inscreva-se no canal: https://goo.gl/B4mHyi

+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/