Topo

Unidade financeira da Volkswagen vê lucro impulsionado por recuperação europeia

03/09/2015 10h26

BRAUNSCHWEIG (Reuters) - A divisão financeira da Volkswagen está a caminho de pelo menos igualar o lucro operacional recorde do ano passado, disse seu presidente-executivo, Frank Witter, com o negócio forte nos principais mercados europeus compensando a fraca demanda nos mercados emergentes.

A VW Financial Services lida com o financiamento para concessionárias e consumidores da maior montadora europeia, como também de seus negócios bancários e de leasing. Suas operações excluem as marcas Porsche e Scania e a distribuidora Porsche Holding Salzburg.

Frank Witter disse em entrevista que está otimista de que a unidade irá facilmente alcançar a meta mínima para o lucro operacional de pelo menos o resultado de 2014, de 1,7 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares), algo em torno de 13 por cento do total do grupo.

As vendas europeias do grupo cresceram 3,7 por cento nos primeiros sete meses do ano, para 2,45 milhões de automóveis, enquanto o volume diminuiu 5,3 por cento na China e afundou 23 por cento na América Latina.

O braço financeiro da Volkswagen talvez tenha que reduzir suas operações no Brasil devido à queda da demanda por caminhões e carros de passeio no país, disse Witter, prevendo o que ele chamou de ajustes de capacidade, sem ser mais específico.

Cortes de custos e gestão mais eficiente de produtos podem ajudar a empresa a registrar economia de 100 milhões de euros este ano na divisão, que no último ano expandiu seu portfólio de contratos de crédito, leasing e seguros em 16 por cento para um recorde de 12,4 milhões de contratos, apontou Witter.

(Por Jan Schwartz)