Topo

Nissan busca elevar vendas e lucro nos EUA conforme se aproxima da Honda

<br>Yoko Kubota

Em Yokohama (Japão)

28/07/2014 10h43

A Nissan Motor busca aumentar as vendas e a lucratividade nos Estados Unidos, seu maior mercado, disse um de seus executivos, depois que a segunda maior montadora do Japão divulgou uma alta de 14 por cento nas vendas trimestrais nos EUA, se aproximando da rival Honda.

A Nissan registrou uma margem de lucro operacional trimestral de 4,3 por cento na América do Norte no trimestre de abril a junho, ante 3,8 por cento no mesmo período do ano passado. A companhia vendeu cerca de 350 mil veículos nos Estados Unidos, auxiliada pelo popular sedã Altima, pelo utilitário esportivo Rogue e um novo programa de concessionárias.

Nos primeiros seis meses do ano, as vendas da Nissan nos EUA cresceram 12,8 por cento, fazendo da companhia a sexta maior montadora em vendas no país. A empresa ultrapassou a Hyundai e está se aproximando da Honda, cujas vendas caíram 0,8 por cento no mesmo período.

"É uma coisa boa que a diferença com relação à Honda está diminuindo", afirmou o vice-presidente Joji Tagawa, em entrevista coletiva. "Mas, no final, nosso objetivo é aumentar as nossas próprias vendas e rentabilidade."

Ajudada por fortes vendas nos EUA, o lucro operacional da Nissan no período de abril a junho subiu 13,4 por cento, para 122,6 bilhões de ienes (1,20 bilhão de dólares), superando expectativas de analistas. A companhia manteve sua projeção de lucro operacional de 535 bilhões de ienes para o ano fiscal encerrado em março de 2015.

A Nissan também viu fortes vendas na China, seu segundo maior mercado, mas segundo Tagawa a companhia já começa a ver um excesso de estoques em suas concessionárias.