Topo

Vendas de carros na Europa sobem pelo 10º mês seguido em junho

Em Milão (Itália)

17/07/2014 10h44

As vendas de automóveis na Europa subiram 4,3% em junho, segundo dados do setor divulgados nesta quinta-feira (17), com boa recuperação econômica no sul da Europa, lançamentos de novos produtos e incentivos ao varejo impulsionando a demanda por marcas populares.

Os licenciamentos na União Europeia e no bloco da Associação Europeia de Livre Comércio cresceram pelo décimo mês consecutivo, a 1,23 milhão de veículos em junho, ante 1,18 milhão no mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Associação de Montadoras da Europa (ACEA).

A indústria automotiva da Europa sofreu queda durante seis anos, com as vendas caindo para o nível mais baixo em duas décadas, atingidas por medidas de austeridade. Porém, nos primeiros seis meses de 2014, as vendas subiram 6,2%, para 6,85 milhões de veículos, acrescentou a ACEA.

NÚMEROS DISTORCIDOS
No entanto, o aumento em junho foi registrado sobre uma fraca base de comparação (2013), sendo espalhado de forma desigual na região. Analistas dizem que grandes descontos e outros incentivos distorceram o verdadeiro nível de demanda.

Na França, segundo maior mercado automotivo da Europa, e na Itália, quarto maior, o desempenho do mês ficou abaixo da média da região, com licenciamentos subindo 2,5% e 3,8%, respectivamente. Na Alemanha, principal mercado da região, houve queda de 2%, diante de um menor número de dias úteis sobre um ano antes.

No entanto, licenciamentos cresceram na casa dos dois dígitos em alguns dos países mais atingidos pela crise: 23,9% na Espanha e 23,6% em Portugal, o que mostra que a frágil recuperação da região está ganhando ímpeto.