Topo

Honda amplia recall por airbag nos EUA para incluir Califórnia

Honda Civic 2002 é um dos modelos afetados por falha de airbags feitos pela Takata - Divulgação
Honda Civic 2002 é um dos modelos afetados por falha de airbags feitos pela Takata Imagem: Divulgação

<br>Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

04/07/2014 09h09

A Honda está ampliando para o Estado da Califórnia um recall regional de veículos nos Estados Unidos para sanar o defeito de airbags feitos pela Takata, disse a montadora nesta sexta-feira (4), após uma reclamação de que um motorista teria se ferido em um acidente no Estado.

O movimento da Honda faz com que o recall regional envolvendo airbags potencialmente falhos vá além dos Estados quentes e úmidos do sul rumo aos Estados mais populosos do país e maiores mercados para as montadoras.

Não ficou imediatamente claro quantos veículos estarão envolvidos no recall na Califórnia. No recall regional, a Honda considerou certos veículos que incluem os modelos de 2001 a 2007 do Accord, 2001 a 2005 do Civic e 2002 a 2006 do CR-V. Uma porta-voz da Takata não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

A Honda decidiu ampliar o recall após ter sido informada em 25 de junho sobre um acidente envolvendo um modelo Accord 2005 que ocorreu na Califórnia em maio, disse uma porta-voz. De acordo com uma queixa apresentada à entidade reguladora da segurança rodoviária dos EUA, o airbag no carro disparou "estilhaços quentes de metal e plástico" depois de uma colisão em baixa velocidade, deixando a motorista "com queimaduras graves, contusões e escoriações nos braços e pernas."

Em junho, a Honda e outras seis montadoras disseram que estavam fazendo o recall de veículos em algumas regiões de alta umidade a pedido da reguladora de segurança rodoviária dos EUA para verificar se os airbags com falhas da Takata tinham sido instalados nos veículos.