Topo

BMW vende mais que Audi e mantém liderança do mercado de luxo

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)<br><br>Com Redação de UOL Carros, em São Paulo (SP)

10/06/2014 07h58

A BMW vendeu mais carros que a Audi em maio. A briga entre as duas fabricantes vale a liderança do mercado global de veículos de luxo.

Segundo comunicado da marca bávara revelado nesta terça-feira (10), suas vendas subiram 10% no mês passado, para 153.023 veículos em todo o mundo, destacando a forte demanda nos Estados Unidos e na Ásia. O crescimento fez com que a empresa batesse as 152 mil unidades vendidas pela Audi.

BMW X1 - Divulgação - Divulgação
SUVs, dos menores (X1) aos maiores (X5), e Série 3 têm bons números de venda
Imagem: Divulgação

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2014 as vendas da BMW subiram 11% se comparadas ao mesmo período do ano anterior, para 722.129 carros. A Audi cresceu 12% nestes cinco meses, mas vendeu um pouco menos: 713.900 unidades.

O plano da BMW é elevar as vendas para mais de 2 milhões de carros em 2014, ante 1,96 milhão no ano passado. A meta da Audi é ficar acima do seu recorde, registrado em 2013, quando vendeu 1,58 milhão de unidades.

NACIONAL
Para contribuir com suas metas ambiciosas, a BMW produzirá no Brasil a partir de outubro próximo -- Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini Countryman são os modelos que terão DNA brasileiro.

Nacionalização "em partes", já que os próprios executivos da empresa declararam que diversos itens continuarão a ser  por questões tecnológicas. Em Araquari, será realizado o processo de soldagem, montagem e pintura dos veículos. O presidente da BMW na América do Norte, Ludwig Willisch, assegurou que as configurações de todos os modelos serão as mesmas dos vendidos globalmente. "Seja aqui, nos EUA, Europa ou China, a qualidade de um BMW será sempre a mesma", disse.