Topo

Lucro da VW salta com vendas recordes de Audi e Porsche

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

29/04/2014 07h46

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (29) salto no lucro operacional trimestral, com recuperação econômica na Europa, elevando as vendas das marcas Audi e Porsche para níveis recordes.

O lucro subiu 22%, para 2,9 bilhões de euros (US$ 4 bilhões), em comparação com 2,3 bilhões um ano antes.

Grupo Volkswagen quer se consolidar como fabricante número 1 até 2018 - Divulgação - Divulgação
Grupo Volks quer se consolidar como fabricante número 1 até 2018
Imagem: Divulgação
A cifra veio acima da estimativa de 2,74 bilhões de euros calculada por uma pesquisa da Reuters com analistas e ficou um pouco abaixo da previsão mais elevada, que era de 3,05 bilhões de euros.

Mas a Volks manteve a cautelosa perspectiva de resultados publicada em fevereiro, mesmo depois de mercados-chave europeus, responsáveis por 40% das vendas do grupo, terem visto elevação de volumes por sete meses consecutivos.

MARCAS DE LUXO
A recuperação da demanda na Europa ajudou marcas de luxo como Audi e Porsche a aumentarem suas entregas do primeiro trimestre em 11,7% e 4,5%, para 413 mil e 38,7 mil unidades, respectivamente. "Nossa margem operacional pode ficar estável neste ano, em uma faixa de 5,5% a 6,5%, ante 5,9% no ano passado", afirmou a marca.

A empresa espera aumentar as entregas do grupo ligeiramente na comparação com o volume recorde do ano passado, de 9,7 milhões de veículos, com as vendas se movendo dentro de uma faixa de 3% sobre os 197 bilhões de euros do ano passado.