Topo

BMW quer atingir venda recorde de 2 milhões de carros este ano

<br>Edward Taylor

Em Frankfurt (Alemanha)

13/03/2014 10h56

A BMW declarou nesta quinta-feira (13) planejar vender um recorde de 2 milhões de carros ou mais este ano. O anúncio veio após a divulgação de resultados melhores que o esperado com aumento do pagamento a acionistas.

"Estimamos um maior crescimento no volume de vendas no ano corrente que novamente nos levará a um recorde histórico", disse o presidente-executivo Norbert Reithofer nesta quinta-feira.

Em 2013, a BMW vendeu 1,96 milhão de automóveis, com as marcas BMW, Mini e Rolls-Royce registrando vendas recordes, impulsionadas por um crescimento de 19,7% na China continental e uma alta de 8,1% nos Estados Unidos, disse a companhia.

GASTO COM NOVOS CARROS REDUZ LUCROS
A montadora alemã disse que o lucro operacional em sua principal divisão automotiva caiu 14% nos três últimos meses de 2013, apesar das vendas mais altas, devido a gastos relacionados a tecnologia de eficiência de combustível e lançamentos de modelos. Analistas esperavam uma queda maior.

O esforço de investimento, que inclui os lançamentos do veículo elétrico i3 e da nova geração do Mini Cooper, ajudará a BMW a aumentar as vendas novamente este ano face à dura competição com as rivais Audi e a Mercedes-Benz.

A BMW disse que o lucro antes de juros e impostos (Ebit) de sua divisão automotiva no quarto trimestre caiu 14% para 1,77 bilhão de euros (R$ 5,8 bilhões). O resultado foi melhor que o estimado por 12 corretoras e bancos consultados pela Reuters.