Fiat reavalia aliança com Chrysler após pedido de IPO
A Chrysler foi forçada nesta segunda-feira (23), por sua segunda maior acionista, a apresentar documentação para uma oferta pública inicial de ações (IPO), agravando uma disputa com sua controladora, a Fiat, que disse que poderia diminuir seu comprometimento com a montadora norte-americana.
A Fiat, que detém 58,5% da Chrysler, quer adquirir controle total da montadora e comprar o restante das ações detidas pelo fundo de saúde da central de metalúrgicos United Auto Workers (UAW), mas se recusou a pagar os mais de US$ 5 bilhões pedidos.
O UAW, em resposta, exerceu um direito garantido na concordata da Chrysler financiada pelo governo dos Estados Unidos em 2009 para seguir em frente com uma oferta pública inicial de ações da montadora. A decisão aumentou a pressão sobre Sergio Marchionne, presidente-executivo de ambas as companhias, para chegar em um acordo. Analistas consideram o pedido de IPO como uma manobra do UAW para conseguir uma oferta melhor da Fiat, e muitos apostam que uma oferta de ações da montadora norte-americana nunca acontecerá.
A resposta da Fiat ao requerimento foi dura, o que levanta questões importantes sobre quando, e mesmo se Marchionne poderá fundir as duas empresas para formar o sétimo maior grupo automotivo do mundo.
"A Fiat nos informou que está reconsiderando os benefícios e custos de ampliar seu relacionamento conosco", afirmou a Chrysler em documentos enviados à Securities and Exchange Commission, órgão regulador dos mercados acionários dos Estados Unidos. A Chrysler acrescentou que a Fiat também está reconsiderando os termos pelos quais a montadora italiana continuará a compartilhar tecnologia, plataformas de veículos, expertise de engenharia e outros recursos com a Chrysler.
A IPO será coordenada pela JPMorgan. Marchionne disse em meados de setembro que se um IPO ocorresse, seria provável que a operação aconteceria no primeiro trimestre de 2014. A Chrysler não disse quantas ações serão oferecidas. O fundo da UAW pretende usar o dinheiro levantado para pagar benefícios médicos para os operários aposentados da Chrysler.
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