Topo

Vendas de automóveis e comerciais leves caem em fevereiro-fonte

 Paulo Whitaker / Reuters
Imagem: Paulo Whitaker / Reuters

01/03/2012 09h24

SÃO PAULO, 1 Mar (Reuters) - As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em fevereiro caíram 6,6 por cento sobre janeiro e recuaram 8,9 por cento sobre um ano antes, informou nesta quinta-feira uma fonte com acesso a números preliminares.

Os emplacamentos de carros e comerciais leves no mês passado, que contou com a incidência do carnaval, somaram 235.896 unidades, segundo a fonte. Em 2011, o feriado ocorreu no início de março.

Com isso, no acumulado do primeiro bimestre, a indústria registra vendas de 488.593 veículos, ligeiro recuo de 0,1 por cento em relação ao forte desempenho registrado pelo setor no ano passado.

O desempenho de fevereiro foi o segundo melhor para o mês, ficando atrás do resultado obtido em 2011, quando as vendas de automóveis e comerciais leves somaram 258.841 unidades e o governo ainda não tinha elevado o imposto sobre veículos importados em 30 pontos percentuais.

Depois de ter assumido a liderança de vendas em janeiro, a montadora norte-americana General Motors encerrou fevereiro na terceira posição do ranking, com vendas de 38.743 carros e comerciais leves, queda de 26,7 por cento sobre o mês anterior.

Já a italiana Fiat retomou a dianteira em fevereiro, com emplacamentos de 55.434 veículos, alta de 6,8 por cento sobre janeiro, enquanto a Volkswagen aparece em segundo, com vendas de 50.246 unidades, queda de 1,6 por cento sobre o mês anterior.

Em termos de participação de mercado, a Fiat ficou com 23,5 por cento em fevereiro, seguida por 21,3 por cento da Volkswagen e 16,4 por cento da GM. Se for considerado a parceria anunciada na quarta-feira entre a montadora norte-americana e o grupo PSA Peugeot Citroën , a GM encerrou fevereiro com fatia de 20,5 por cento do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves se aproximando da montadora alemã.

(Por Alberto Alerigi Jr., edição de Diogo Ferreira Gomes)