Fiat vai construir nova fábrica na Rússia, diz governo
Por Liza Dobkina e Gleb Stolyarov
SÃO PETESBURGO, Rússia (Reuters) - A Fiat vai assinar um acordo para construir uma nova e importante fábrica de automóveis em São Petesburgo durante o primeiro trimestre de 2012, afirmou um representante do governo local nesta quarta-feira. A divulgação da nova unidade acontece em um momento em que a montadora italiana intensifica seus investimentos no crescente mercado emergente.
"A decisão foi tomada para a Fiat para construir uma fábrica. A Fiat encontrou um parceiro russo sério. Será uma fábrica moderna, com um grande volume de produção", afirmou Alexey Chichkanov, presidente do conselho do Comitê de Investimentos e Projetos Estratégicos em São Petesburgo.
Ele não identificou o parceiro, mas duas fontes familiares ao assunto disseram que é o banco estatal Sberbank.
As fabricantes de carros ocidentais estão aumentando sua presença na Rússia para tirar vantagem de incentivos governamentais em meio a uma crescente indústria local, enquanto é esperado que as vendas gerais dobrem para cerca de 4 milhões por ano até meados da década.
O ministro de Economia da Rússia disse em junho que a Fiat iria investir 1,1 bilhão de dólares e fabricaria 120 mil carros por ano na Rússia depois de concordar com os termos do investimento, apesar de nenhuma confirmação oficial ter sido feita.
Um porta-voz da Fiat se recusou a comentar o assunto. Representante do Sberbank não estava imediatamente disponível.
As vendas de veículos na Rússia devem crescer 12 por cento em 2012, segundo informou no mês passado a Associação de Empresas Europeias (AEB), ante perspectiva de alta de 36 por cento em 2011.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.