Topo

Fiat vai construir nova fábrica na Rússia, diz governo

Em São Petersburgo (Rússia)

21/12/2011 15h41

Por Liza Dobkina e Gleb Stolyarov

SÃO PETESBURGO, Rússia (Reuters) - A Fiat vai assinar um acordo para construir uma nova e importante fábrica de automóveis em São Petesburgo durante o primeiro trimestre de 2012, afirmou um representante do governo local nesta quarta-feira. A divulgação da nova unidade acontece em um momento em que a montadora italiana intensifica seus investimentos no crescente mercado emergente.

"A decisão foi tomada para a Fiat para construir uma fábrica. A Fiat encontrou um parceiro russo sério. Será uma fábrica moderna, com um grande volume de produção", afirmou Alexey Chichkanov, presidente do conselho do Comitê de Investimentos e Projetos Estratégicos em São Petesburgo.

Ele não identificou o parceiro, mas duas fontes familiares ao assunto disseram que é o banco estatal Sberbank.

As fabricantes de carros ocidentais estão aumentando sua presença na Rússia para tirar vantagem de incentivos governamentais em meio a uma crescente indústria local, enquanto é esperado que as vendas gerais dobrem para cerca de 4 milhões por ano até meados da década.

O ministro de Economia da Rússia disse em junho que a Fiat iria investir 1,1 bilhão de dólares e fabricaria 120 mil carros por ano na Rússia depois de concordar com os termos do investimento, apesar de nenhuma confirmação oficial ter sido feita.

Um porta-voz da Fiat se recusou a comentar o assunto. Representante do Sberbank não estava imediatamente disponível.

As vendas de veículos na Rússia devem crescer 12 por cento em 2012, segundo informou no mês passado a Associação de Empresas Europeias (AEB), ante perspectiva de alta de 36 por cento em 2011.