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Venda de autos e comerciais leves sobem 16% em novembro, aponta fonte

Com "super IPI" para importados (como o chinês JAC J6) suspenso, vendas melhoraram - Murilo Góes/UOL
Com "super IPI" para importados (como o chinês JAC J6) suspenso, vendas melhoraram Imagem: Murilo Góes/UOL

Por Alberto Alerigi Jr.

Da Reuters

01/12/2011 11h12

As vendas de automóveis e comerciais leves em novembro subiram 15,7% sobre o fraco desempenho de outubro, informou nesta quinta-feira (1º) uma fonte com acesso a dados preliminares do fechamento dos emplacamentos no mês passado.

O número de automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado somou 305.307 unidades, informou a fonte, equivalente a uma média de vendas de 15.265 unidades por dia. Na comparação com novembro de 2010, houve queda de 1,9% nos emplacamentos.

O desempenho de outubro havia mostrado uma queda de 10% nas vendas de automóveis e comerciais leves sobre setembro, em meio a um período menor de vendas e dúvidas no mercado sobre a medida do governo que elevou a tributação de veículos importados e que acabou sendo postergada para dezembro.

No acumulado do ano, as vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil somam cerca de 3,1 milhões de unidades, crescimento de 4,4% sobre o mesmo período em 2010. A expectativa da associação de distribuidores de veículos, Fenabrave, é de vendas de 3,52 milhões de veículos leves novos em 2011 no país, crescimento de 5,9% sobre 2010.

FABRICANTES
A Fiat encerrou novembro na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves, com emplacamentos de 66.284 unidades, após 57.134 em outubro, informou a fonte. A Volkswagen aparece em seguida, com 60.123 unidades licenciadas após 53.287 no mês anterior.

A Chevrolet teve vendas de 55.935 unidades depois de emplacamentos de 49.816 em outubro. A Ford apurou licenciamentos de 27.060 automóveis e comerciais, após 22.737 no mês anterior.

A associação de montadoras, Anfavea, divulgará na próxima quarta-feira dados consolidados de produção para o mês passado, incluindo números de exportação. A entidade também deve anunciar sua projeção de desempenho do setor para 2012. Antes disso, porém, a Fenabrave, que reúne os distribuidores de automóveis, deve divulgar o balanço oficial de vendas no país.