Carros menores puxam vendas de GM e Ford nos EUA
DETROIT (Reuters) - A General Motors e a Ford reportaram forte crescimento nas vendas nos Estados Unidos em abril, com o aumento no preço da gasolina direcionando a demanda para carros que usam o combustível de forma eficiente. As vendas de automóveis são um indicador mensal da demanda de consumidores nos EUA, e a GM e a Ford, as duas maiores montadoras norte-americanas, sinalizaram que as vendas do setor serão fortes.
A Toyota e a Honda, que divulgarão as vendas mais tarde nesta terça-feira, não devem reportar ganhos tão robustos quanto as montadoras dos EUA devido a problemas na produção após o terremoto no Japão ocorrido em 11 de março.
Uma pesquisa da Thomson Reuters com 40 economistas e analistas previa um aumento de 16% nas vendas em abril sobre o mesmo período no ano passado. A GM reportou crescimento total nas vendas de 26% em abril, e as vendas da Ford aumentaram 16% sobre um ano atrás.
As vendas no varejo, que não incluem as vendas totais da frota, subiram 25% na GM e 10% na Ford. A GM afirmou que superou a Ford em vendas no varejo mesmo tendo diminuído incentivos a consumidores em cerca de US$ 400 dólares por veículo em abril em relação a março. Segundo a GM, as vendas no varejo subiram 25%, motivadas por maior comercialização de seus carros Chevrolet compactos e crossovers compactos: o Cruze, o Equinox e o Terrain.
O analista de vendas da Ford George Pipas afirmou esta semana que a montadora também está observando uma mudança no gosto dos consumidores, que se desloca para carros menores e mais eficientes com o aumento do preço da gasolina.
O preço da gasolina aumentou US$ 0,08 nos Estados Unidos na semana passada para US$ 3,96 por galão e agora está US$ 1,07 mais caro em relação há um ano atrás, de acordo com dados do governo divulgados na segunda-feira. Pipas afirmou acreditar que os altos preços estão convencendo muitos consumidores a comprar um novo automóvel, que consuma menos combustível.
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