Topo

Volvo tem prejuízo menor que o esperado no 3º trimestre

Por Niklas Pollard e Johannes Hellstrom<br/> Em Estocolmo

23/10/2009 08h55

A Volvo, segunda maior fabricante de caminhões do mundo, anunciou prejuízo menor que o esperado no terceiro trimestre, aliviando temores de que precisará de mais capital dos investidores, mas ainda prevê quedas acentuadas nos seus principais mercados.

A companhia teve o maior prejuízo trimestral já registrado no começo deste ano, levantando preocupações de que recorreria ao mercado em busca de capital para sair do declínio econômico.

Com os analistas preparados para um prejuízo de 4 bilhões de coroas, a capacidade da Volvo de reduzir as perdas para 3,3 bilhões (US$ 477 milhões) forneceu algum alívio às ações da companhia.

Às 8h52 (horário de Brasília), os papéis da Volvo subiam 6,77%, negociados a 71 coroas, enquanto as ações das rivais MAN AG e Scania tinham oscilação positiva de 1,9% e 3,9%, respectivamente.

Erik Penser, analista da Kenneth Toll Johansson, afirmou que os resultados foram uma importante indicação de que a situação da fabricante de caminhões estava finalmente se estabilizando.

"Eu acho que este relatório se livrará da maioria das especulações sobre uma nova emissão de ações que têm rondado o mercado", disse ele.

A crise financeira global atingiu o segmento de caminhões pesados com força total no final do ano passado, desligando anos de crédito fácil para comprar novos veículos, conforme o crescimento econômico ao redor do mundo mudou de direção.

Contudo, sinais de estabilização do que o presidente-executivo da Volvo, Leif Johansson, disse ser o mais profundo declínio já vivido pela indústria altamente cíclica de caminhões se firmaram nos últimos meses.

Ainda assim, uma rápida recuperação parece distante. "O cenário básico é que estamos em recuperação e provavelmente em uma lenta", afirmou Johansson em entrevista coletiva nesta sexta-feira, acrescentando que não vê necessidade de reforço de capital.