De olho na BYD, Chevrolet tem SUV chinês 'barato' montado no Ceará; conheça

Nesta edição do Carona, o apresentador Jorge Moraes mostra em detalhes o Spark EUV, SUV compacto 100% elétrico que a General Motors lançou recentemente no país, por R$ 159.990.

Rival do BYD Dolphin, a novidade da GM aposta no estilo de carroceria retangular com cantos arredondados e nas dimensões compactas para conquistar quem buscam um automóvel urbano estiloso que não gasta uma só gota de combustível.

O lançamento traz autonomia de 258 km no ciclo do Inmetro e sua bateria pode ser recarregada, segundo a GM, de 30% a 80% em aproximadamente 35 minutos. Quanto ao desempenho, a potência é de 101 cv e o torque, de bons 18,4 kgfm - entregues instantaneamente, como em todo veículo elétrico.

A lista de itens de série inclui pacote ADAS de assistência semiautônoma à condução, enquanto a cabine é homologada para transportar até quatro ocupantes.

Além disso, o Spark EUV será montado no Brasil ainda em 2025, na antiga fábrica da Troller, em Horizonte (CE) - hoje administrada pela empresa de comércio exterior Comexport e rebatizada como Pace (Planta Automotiva do Ceará).

A operação começará no regime SKD (semi knock-down), ou seja, com kits parcialmente desmontados vindos da China para montagem local.

Novo Tracker tem detalhe polêmico

Chevrolet Tracker recebeu reestilização recente e, na versão RS, agora traz detalhes internos na cor vermelha
Chevrolet Tracker recebeu reestilização recente e, na versão RS, agora traz detalhes internos na cor vermelha Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Carona também mostra em detalhes o Tracker RS, versão com visual esportivo do SUV compacto da Chevrolet que sai por R$ 175.990.

Continua após a publicidade

A nova configuração topo de linha do Tracker traz sob o capô o motor 1.2 turbo flex de até 141 cv, sempre acompanhado da transmissão automática de seis marchas.

Interior extravagante do Tracker 'esportivo' tem dividido opiniões e poderá ser modificado
Interior extravagante do Tracker 'esportivo' tem dividido opiniões e poderá ser modificado Imagem: Rafaela Borges/UOL

Destaque para o interior com bancos exibindo detalhes vermelhos, um detalhe polêmico que não agradou uma parcela do público - e que poderá ser descontinuado em um futuro próximo, de acordo com o apresentador Jorge Moraes.

Da mesma forma que as demais versões, o Tracker traz a nova dianteira, recentemente lançada, que exibe conjunto óptico bipartido, além de painel de instrumentos digital integrado em uma só peça à central multimídia.

Chinês de classe executiva

GWM Wey 07
GWM Wey 07 Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O Carona também traz o mais recente lançamento da GWM no Brasil: o SUV híbrido de luxo Wey 07.

Com preço sugerido de R$ 429 mil, o utilitário esportivo de seis lugares importado da China traz espaço interno e tecnologia para bater de frente contra modelos menores e mais caros de marcas de luxo tradicionais.

Híbrido plug-in, o GWM Wey 07 rende 517 cv de potência combinada e torque máximo de 83,6 kgfm. A tração é integral e a bateria tem 42,5 kWh de capacidade - suficiente para autonomia de 128 km no modo 100% elétrico, conforme o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

A recarga pode ser feita por meio de corrente contínua, a potências de até 60 kW, permitindo ir de 30% a 80% em cerca de 25 minutos. Em corrente alternada, como na tomada das residências, a potência máxima é de 6,6 kW - possibilitando preencher a bateria de 10% a 97% em aproximadamente seis horas e 30 minutos.

O tamanho é avantajado: são 5,16 m de comprimento, 3,05 m de distância entre-eixos e 1,80 m de altura. O porte grande resulta em uma carroceria imponente, bem no estilo "caixote" dos utilitários esportivos.

A dianteira alta destaca o conjunto óptico bipartido, exibindo piscas e luzes de condução diurna em uma só peça, rente ao capô, e os faróis propriamente ditos mais abaixo, tudo com iluminação por LEDs.

Continua após a publicidade

Esta edição também traz os quadros Fala Carona, no qual Moraes responde perguntas da audiência sobre o mercado automotivo, e Agora a Nasa Vem, que exibe criações e adaptações curiosas de carros - tão criativas que deveriam ser estudadas pelos cientistas da Nasa, a agência espacial estadunidense.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.