5 min no posto: BYD trará carregadores mais rápidos do mundo ao Brasil

Ler resumo da notícia
Ficar muito tempo parado para carregar um carro elétrico deixará de ser um problema no Brasil. É o que promete a BYD, que anunciou a instalação de 800 unidades de seu novo carregador nos próximos 12 meses.
Segundo a BYD, o equipamento de 1 MW (ou 1.000 kW) de potência e resfriamento por líquido é capaz de recarregar totalmente a bateria em apenas 5 minutos - um desempenho similar ao abastecimento de um veículo a combustão.
A fins de comparação, um carregador comum em estacionamento brasileiros tem 7 kW. Carregadores rápidos em nossas estradas giram em torno de 100 kW e, segundo o aplicativo PlugShare, os eletropostos com tomadas mais potentes do país são alguns de 350 kW no estado de São Paulo
"O Brasil é o quinto maior país do mundo em território. Teremos 800 desses carregadores em 12 meses. Também estamos investindo em infraestrutura, fazendo parcerias com nossas concessionárias, administradores de rodovias e a Shell. Ainda queremos desenvolver soluções de pagamento (pelo carregamento) direto no app", afirmou Stella Li, vice-presidente global da BYD.
Para suportar esse tipo de carregamento, a BYD anunciou em março uma nova plataforma veicular. A Super e-Platform, como é chamada, traz tecnologias inéditas para atingir tal feito e já equipa as novas versões de Han e Tan (chamado de Tang na China).
Uma das novidades é a tensão de 1.000 volts na qual essa nova plataforma funciona. Atualmente, a maioria dos carros é feito em 400 V, enquanto alguns com foco especial na velocidade de carregamento vêm em 800 V.
Assim, Han e Tan serão os primeiros carros de série do mundo nessa tensão, que é necessária para lidar com a recarga extrema. Segundo a BYD, 5 minutos em carregamento máximo acrescentam 400 km de alcance ao carro - tempo comparável ao abastecimento comum de gasolina.
"A BYD já começou a instalar esses carregadores na China e, em breve, vamos começar a instalar também no Brasil e lançaremos modelos adaptador para essa tecnologia para o nosso mercado", afirmou Stella Li.
*Viagem a convite da BYD


























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.