Stellantis lança chinesa Leapmotor com dois SUVs eletrificados; veja preços

A Leapmotor é a mais nova montadora chinesa de automóveis a estrear no Brasil. Fundada em 2015, desde o ano passado a empresa asiática tem uma joint venture com a Stellantis, responsável pelas operações da empresa no mercado brasileiro.

A estreia da Leapmotor em nosso país começa hoje, inicialmente com 36 concessionárias distribuídas em 29 cidades estratégicas. Um dos seus diferenciais é compartilhar com outras marcas da Stellantis, como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, a mesma estrutura de distribuição de peças de reposição. São, ao todo, cinco armazéns de componentes distribuídos no Brasil, na Argentina e no Chile.

Como outras companhias automotivas chinesas, a Leapmotor foca veículos eletrificados e, na largada, inicia a comercialização dos SUVs C10, já disponível na rede em versões 100% elétrica e híbrida plug-in; e B10, exclusivamente elétrico e que está em pré-venda, com previsão de entrega das primeiras unidades em janeiro de 2026.

O C10 é um SUV de porte médio para grande, trazendo dimensões parecidas com as do Jeep Commander e preços sugeridos de R$ 189.990 para a variante elétrica e de R$ 199.990 para a configuração híbrida.

Por sua vez, o B10 é pouco maior do que o Jeep Compass e estreia com preço sugerido de R$ 172.990. Os valores informados são promocionais para a fase de lançamento.

Os dois modelos têm garantia de quatro anos ou 160 mil km para o veículo e cobertura de oito anos para a bateria da propulsão elétrica ou híbrida.

No lançamento, quem adquirir as versões totalmente elétricas leva um ano de internet grátis até 3 GB por mês (os veículos da Leapmotor vêm com internet e roteador Wi-Fi nativos), mais seis meses de tag Sem Parar sem custos. Os primeiros compradores também têm direito a um wallbox com bônus de R$ 1,3 mil para a respectiva instalação, além de recarga grátis na rede Zletric "por tempo indeterminado".

Como é o Leapmotor C10 elétrico

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação
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Trazendo visual com linhas limpas e aerodinâmicas, exibindo poucos vincos, dianteira em forma de cunha, com faróis de LEDs interligados por uma barra não iluminada, e lanternas traseiras de LEDs conectadas por uma faixa que, nesse caso, traz iluminação. Especialmente visto de trás, lembra o design do Porche Cayenne, enquanto as maçanetas são retráteis e em formato de alavanca.

O C10 mede 4,74 m de comprimento, 2,82 m de distância entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura. O porta-malas traz capacidade de 400 litros (VDA) na versão elétrica, que também dispõe de um compartimento frontal de 32 litros, e de 383 litros na configuração híbrida, igualmente no padrão VDA. Independentemente da versão, as rodas são raiadas de liga leve e 20 polegadas, com acabamento grafite. Não há estepe, substituído por um kit de reparo instalado no porta-malas.

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação

Na versão BEV (elétrica), o C10 traz motor instalado no eixo traseiro e a tração, portanto, é sempre nas rodas de trás. A potência é de 218 cv e o torque, de instantâneos 32,6 kgfm. Pesando 2.007 kg em ordem de marcha na configuração 100% a bateria, o C10 acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 170 km/h.

O C10 BEV traz bateria com 69.9 kWh de capacidade, posicionada no assoalho, e autonomia de 338 km no padrão do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) - no ciclo europeu WLTP, mais otimista, o alcance chega a 420 km com uma carga completa.

A potência máxima de recarga na versão elétrica é de 11 kW na corrente alternada (AC), permitindo ir de 30% a 80% em 3,9 horas. Na corrente contínua (DC), a potência máxima de recarga é de 84 kW, possibilitando partir de 30% e chegar a 80% em aproximadamente 30 minutos - de acordo com a fabricante.

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Como é o Leapmotor C10 hibrido

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação

Por sua vez, o C10 REEV, versão híbrida, traz uma tecnologia não muito comum entre veículos do tipo à venda no Brasil: a extensão de autonomia.

Essa configuração híbrida do SUV da Leapmotor traz exatamente a mesma máquina elétrica do C10 BEV, associada a um motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que funciona exclusivamente como gerador, sem tracionar as rodas - a ideia é dar mais versatilidade ao uso, sobretudo em trechos rodoviários, sem a dependência de disponibilidade de eletropostos no trajeto.

O C10 REEV traz bateria menor, com 28,4 kWh de capacidade de armazenamento, possibilitando autonomia elétrica de 111 km no padrão do Inmetro. Com a bateria totalmente carregada e o tanque de 50 litros cheio de gasolina, o alcance combinado chega a 950 km no ciclo WLTP.

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação
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O desempenho do C10 híbrido é quase idêntico ao da variante elétrica, rendendo 215 cv de potência e os mesmos 32,6 kgfm de torque. Cerca de 30 kg mais leve, pesando 1.976 kg, acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos, com máxima limitada a 170 km/h.

A potência máxima de recarga na versão híbrida é de 6,6 kW na corrente alternada (AC), permitindo ir de 30% a 80% em três horas. Na corrente contínua (DC), a potência máxima de recarga é de 65 kW, possibilitando partir de 30% e chegar a 80% em aproximadamente 18 minutos.

Equipamentos do C10

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação

Externamente, as duas versões do Leapmotor C10 são idênticas e o mesmo vale para a parte interna.

O SUV traz uma abordagem extremamente minimalista e, a exemplo de outros SUVs chineses, tem habitáculo com poucos botões físicos, no qual a maioria dos ajustes e comandos é concentrada na central multimídia Leap One de 14,6 polegadas.

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Trazendo resolução 2,5 K e respostas fluidas aos comandos por toques, a central concentra até o ajuste dos retrovisores e o acendimento dos faróis, além de contar com navegação GPS nativa com atualização das condições do trânsito em tempo real.

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Imagem: Divulgação

Por outro lado, nesse primeiro momento não há conexão com celulares via Apple CarPlay nem Android Auto, seja por cabo, seja sem fio. Tal funcionalidade deverá ser implementada futuramente por meio de atualização "over the air", já que o veículo traz internet nativa. Ajustes variados do veículo também podem ser feitos via aplicativo de celular.

A lista de comodidades a bordo inclui console central elevado com nicho para carregamento de celulares por indução, teto panorâmico fixo com cortina elétrica, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória, aquecimento e ventilação, ar-condicionado automático de duas zonas com saídas para o banco traseiro e interior com revestimento sintético de alta qualidade que remete ao couro e superfícies macias ao toque.

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação

O sistema de som de 840 W, por sua vez, conta com 12 alto falantes, subwoofer e capacidade para alterar cor e intensidade da luz ambiente de acordo com o ritmo da música. Por sua vez, a abertura das portas e o acionamento do veículo se dão por meio de tecnologia de aproximação NFC, seja por meio do cartão que acompanha o veículo, seja através do telefone celular.

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A parte de segurança traz sete airbags, monitoramento externo por câmeras e pacote semiautônomo de assistência à condução que inclui alerta de colisão frontal e traseira, frenagem automática de emergência, aleta de pongo cego, detecção de fadiga do motorista, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo capaz de parar o veículo completamente e assistência de centralização de faixa.

Além disso, a Leapmotor informa que o C10 traz carroceria reformada com mais de 70% de aços de alta e ultra alta resistência.

Primeiras impressões

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Imagem: Divulgação

Tivemos a oportunidade de um contato rápido com o C10 em rodovias do interior paulista, no qual foi possível constatar o bom desempenho nas acelerações e nas retomadas de velocidade, graças ao torque instantâneo disponível nas duas versões, e ajuste de suspensões mais voltado ao conforto, mas sem rolagem excessiva da carroceria em curvas mais fechadas e mudanças de trajetória - o C10 conta com suspensão independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e sistema independente mulibraço, igualmente com barra estabilizadora, na traseira.

O espaço interno é amplo, especialmente no banco traseiro, onde até três ocupantes podem se acomodar confortavelmente, especialmente por conta do piso plano.

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Ao volante, é fácil encontrar uma boa posição para dirigir, graças aos ajustes do banco do motorista e da direção, mas senti falta da disponibilidade de uma posição mais baixa para o condutor.

Leapmotor B10

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Em pré-venda, o B10 terá mais detalhes revelados em breve, quando as primeiras unidades chegarem aos clientes.

O design geral e a lista de equipamentos são semelhantes aos do irmão maior C10, enquanto o porte do B10 é parecido com o de outros SUVs médios no mercado brasileiro.

Leapmotor B10
Leapmotor B10 Imagem: Divulgação
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São 4,5 m de comprimento e 2,7 m de distância entre-eixos, enquanto a propulsão, 100% elétrica, acontece no eixo traseiro. A potência de 218 cv é a mesma do C10 BEV, enquanto o torque é consideravelmente menor, de 24,5 kgfm.

Leapmotor B10
Leapmotor B10 Imagem: Divulgação

A bateria traz 56,2 kWh de capacidade, enquanto a autonomia chega a 288 km de acordo com o Inmetro.

*Viagem a convite da Stellantis

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