Salão de Tóquio tem carro flex, Corolla do futuro e novo SUV brasileiro

Desde o início da semana, o Salão do Automóvel de Tóquio exibe algumas das principais novidades que as marcas japonesas preparam para os próximos anos.

Naturalmente, o evento é marcado por novidades de Toyota, Honda, Nissan e outras marcas do Japão. A edição desse ano, entretanto, também traz lançamentos da BYD e novidades relevantes para o Brasil.

Nissan divulgou apenas um teaser do Kait, novo SUV nacional
Nissan divulgou apenas um teaser do Kait, novo SUV nacional Imagem: Divulgação

Nissan

A Nissan aproveitou o Salão de Tóquio para anunciar o Kait: seu novo SUV compacto a ser vendido no Brasil a partir do ano que vem, com produção em Resende (RJ).

Segundo o site Autos Segredos, o Kait será construído à base do Kicks Play, mas com profunda reestilização para que transmita aspecto mais moderno do que o SUV lançado há uma década.

Ele aproveitará o conjunto de motor 1.6 aspirado e câmbio CVT usado há bom tempo pela Nissan. Seu interior, entretanto, trará atualizações na central multimídia e no acabamento.

Devido ao reaproveitamento de componentes, ele também será mais barato: espera-se preços na casa de R$ 120.000 a R$ 150.000 — estrategicamente posicionados abaixo do novo Kicks.

Nova geração do Corolla é grande destaque da Toyota no Salão de Tóquio
Nova geração do Corolla é grande destaque da Toyota no Salão de Tóquio Imagem: Divulgação
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Toyota

O grande destaque da Toyota foi a nova geração do Corolla, adiantada pela marca através de um conceito com carroceria cupê e design futurista.

Irreconhecível por fora, o novo Corolla aposta em iluminação retrofuturista, com LEDs quadriculados que formam luzes dianteiras e traseiras — assim como os faróis em formatos de pinça. Internamente, chama atenção a ausência de central multimídia, que dá lugar a uma tela alinhada ao banco do passageiro dianteiro.

A Toyota tem uma estratégia de diversificar as fontes de energia de seus carros. Logo, espera-se que o Corolla estreie por volta de 2027 com versões elétricas, híbridas plug-in e convencionas, além de modelos a combustão.

Century

A Toyota também apostará no segmento de luxo através de sua nova submarca Century, que busca concorrer com Rolls-Royce e Bentley.

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O Toyota Century era um sedã luxuoso, fabricado desde os anos 1960 e com direito a versão SUV recente. Agora, o nome será emprestado a uma marca própria, que terá um sedã e um SUV cupê elétricos como seus primeiros lançamentos.

Lexus Micro LS
Lexus Micro LS Imagem: Divulgação

Lexus

Com a Century, restará à Lexus um segundo escalão de luxo no universo da Toyota. A marca, entretanto, promete inovar no requinte. Prova disso é o Micro LS: um triciclo elétrico com espaço para apenas uma pessoa, que mais se assemelha a um assento de primeira classe de aviões.

Por fora, o Micro LS também não se parece com um automóvel convencional. Na verdade, segundo a Lexus, ele foi inspirado em obras arquitetônicas consagradas.

O interior traz técnicas artesanais de manufatura japonesa e mescla elementos naturais como madeira e bambu.

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BYD Racco: kei car quer se destacar no segmento que teve 1,5 milhão de emplacamentos no Japão em 2024
BYD Racco: kei car quer se destacar no segmento que teve 1,5 milhão de emplacamentos no Japão em 2024 Imagem: Divulgação

BYD

A marca chinesa chegou a Tóquio com o Racco, um veículo de apenas 3,39 m de comprimento feito para competir no segmento dos kei cars. São carros minúsculos, feitos especialmente para as ruas apertadas do Japão e que, por isso, gozam de isenção fiscal.

Apesar de menor do que um Fiat Mobi ou um Renault Kwid, por exemplo, o Racco promete bom espaço para seus quatro ocupantes, graças à carroceria quadrada que maximiza o volume interno.

O carrinho 100% elétrico ainda não teve potência divulgada, mas sua bateria promete alcance na casa de 180 km com recarga ultrarrápida. Ele deve chegar às lojas no ano que vem, pelo equivalente a R$ 90.000.

Suzuki Fronx FFV: SUV flex é feito para o mercado indiano
Suzuki Fronx FFV: SUV flex é feito para o mercado indiano Imagem: Divulgação
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Suzuki

O etanol é solução consagrada no Brasil desde 2003, mas só agora vem ganhando força em outros mercados. É o caso da Índia, que aposta no combustível para reduzir suas emissões de carbono por conta dos automóveis.

Para tanto, a Suzuki apresentou o Fronx FFV — cuja sigla significa "veículo flex fuel" -, o conceito flex de um SUV compacto que é comercializado na Índia e deve chegar em breve ao mercado.

Curiosamente, ele não roda com o mesmo etanol brasileiro: além da gasolina comum (que já tem 20% de álcool nos postos indianos), o Fronx FFV pode utilizar uma mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina.

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