Nova Ford Ranger híbrida chegará ao Brasil fazendo 30 km/l de gasolina

As picapes híbridas estão ganhando força no Brasil, e terão uma nova opção com a Ranger híbrida plug-in. Isso porque, nessa quarta-feira (29), a Ford confirmou que o modelo passará a ser produzido na América do Sul, devendo chegar ao Brasil em 2027.

A produção ocorrerá na planta de General Pacheco, onde a Ranger a diesel vendida no Brasil também é fabricada. Desta forma, também aproveitará os benefícios fiscais do Mercosul e a menor distância do principal mercado da América Latina.

O anúncio da produção na Argentina foi feito pelo CEO global da marca, Jim Farley, que viajou à Argentina nesta semana para conferir os negócios locais.

"Este novo investimento é mais um passo na consolidação da Fábrica de Pacheco como um centro regional de produção de picapes. A Ranger Híbrida Plug-in será a melhor Ranger já fabricada na região", afirmou Martín Galdeano, presidente da Ford na América do Sul.

Visual da Ranger PHEV é praticamente idêntico ao dos modelos a diesel
Visual da Ranger PHEV é praticamente idêntico ao dos modelos a diesel Imagem: Divulgação

Desde o lançamento da sua atual geração, em 2022, a Ford Ranger dobrou sua participação de mercado no continente. Atualmente, só a Toyota Hilux vende mais — com diferença cada vez menor.

Assim, a montadora espera que a oferta de uma picape híbrida plug-in por uma marca reconhecida possa ampliar a clientela e quebrar a resistência do consumidor, que não aderiu a outras caminhonetes híbridas à venda no mercado nacional. A fabricação da Ranger híbrida exigirá um investimento de US$ 170 milhões da Ford em sua principal fábrica da América do Sul.

Interior da Ford Ranger PHEV
Interior da Ford Ranger PHEV Imagem: Divulgação

Como é a Ranger híbrida

Ao contrário da atual linha, a Ford Ranger híbrida utiliza motor 2.3 turbo a gasolina, pareado a um motor elétrico.

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O propulsor a combustão rende, sozinho, 281 cv e 71,1 kgfm. O motor elétrico adiciona 102 cv — sem potência e torque combinados divulgados pela montadora.

A transmissão é automática de 10 marchas, igual a de modelos tradicionais, mas adaptada para o sistema híbrido.

A bateria de 11,8 kWh permite cerca de 45 km de alcance apenas com eletricidade. Em alguns países, o consumo combinado bateu a casa dos 30 km/l.

Não há diferenças estéticas significativas da Ranger PHEV em relação aos modelos a diesel.

Caso siga a tendência de mercado, a Ford deve posicioná-la no topo da linha. No Brasil, isso significaria preços entre R$ 350.000 e R$ 400.000.

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