Temperaturas extremas: como carros eletrificados lidam com frio e calor

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Uma das dúvidas mais comuns em relação à diferença entre carros a combustão e eletrificados diz respeito à autonomia. E uma delas está na reação destes veículos a situações extremas de temperatura.
Motores térmicos, trabalhando a frio, gastam mais combustível e sofrem desgaste maior, enquanto o ar-condicionado aumenta o consumo e reduz a autonomia. Já os elétricos lidam melhor com essas condições, pois os sistemas de gerenciamento térmico mantêm a bateria na temperatura ideal e garante a eficiência energética.
"Mesmo consumindo energia para resfriamento ou aquecimento, os elétricos são mais eficientes, desperdiçam menos energia e oferecem desempenho estável", diz Carlos Roma, diretor de tecnologia da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Roma explica a reação das baterias em dias quentes, acima de 40°C. "Poderiam sofrer reações químicas aceleradas, como a degradação do eletrólito. Isso é mais comum em regiões como o Nordeste ou Centro-Oeste", diz.
Já em locais frios, como a região Sul do país, onde temperaturas podem chegar perto de 0°C, a mobilidade dos íons de lítio diminui, reduzindo temporariamente a eficiência.
O especialista, no entanto, diz que nos carros atuais o gerenciamento térmico mantém a bateria na faixa ideal. "Em temperaturas extremas isso reduz a autonomia, pois o sistema consome mais energia nessa condição. Diminui a autonomia, mas não degrada mais a bateria por isso".
O diretor de tecnologia da ABVE ainda quantifica esta perda estimada em cada situação. "No calor brasileiro, a perda de autonomia é geralmente pequena, entre 10% e 20% em dias muito quentes. No frio, como em algumas cidades do Sul, pode chegar a 20-30%, especialmente se usar o ar-condicionado ou aquecedor", complementa.
A faixa de temperatura ideal para uma bateria é entre 20°C e 30°C, comum em muitas regiões brasileiras, como no Sudeste e Sul em boa parte do ano. "Nessa faixa [a bateria] funciona no seu melhor, com eficiência e durabilidade máximas.
Por fim, Roma dá dicas para que um proprietário de um carro eletrificado possa minimizar os impactos tanto do calor extremo quanto do frio intenso.
"Antes de sair, use o sistema de climatização da bateria enquanto o carro está plugado. Isso deixa a bateria na temperatura ideal sem gastar carga - perfeito para o calor brasileiro", explica.
Outra dica mais prática para o dia a dia é procurar estacionar o veículo eletrificado em locais frescos, de sombra ou garagens para evitar que o modelo use mais energia para o gerenciamento térmico e, com isso, diminua a autonomia.


























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