Temperaturas extremas: como carros eletrificados lidam com frio e calor

Uma das dúvidas mais comuns em relação à diferença entre carros a combustão e eletrificados diz respeito à autonomia. E uma delas está na reação destes veículos a situações extremas de temperatura.

Motores térmicos, trabalhando a frio, gastam mais combustível e sofrem desgaste maior, enquanto o ar-condicionado aumenta o consumo e reduz a autonomia. Já os elétricos lidam melhor com essas condições, pois os sistemas de gerenciamento térmico mantêm a bateria na temperatura ideal e garante a eficiência energética.

"Mesmo consumindo energia para resfriamento ou aquecimento, os elétricos são mais eficientes, desperdiçam menos energia e oferecem desempenho estável", diz Carlos Roma, diretor de tecnologia da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Roma explica a reação das baterias em dias quentes, acima de 40°C. "Poderiam sofrer reações químicas aceleradas, como a degradação do eletrólito. Isso é mais comum em regiões como o Nordeste ou Centro-Oeste", diz.

Já em locais frios, como a região Sul do país, onde temperaturas podem chegar perto de 0°C, a mobilidade dos íons de lítio diminui, reduzindo temporariamente a eficiência.

O especialista, no entanto, diz que nos carros atuais o gerenciamento térmico mantém a bateria na faixa ideal. "Em temperaturas extremas isso reduz a autonomia, pois o sistema consome mais energia nessa condição. Diminui a autonomia, mas não degrada mais a bateria por isso".

O diretor de tecnologia da ABVE ainda quantifica esta perda estimada em cada situação. "No calor brasileiro, a perda de autonomia é geralmente pequena, entre 10% e 20% em dias muito quentes. No frio, como em algumas cidades do Sul, pode chegar a 20-30%, especialmente se usar o ar-condicionado ou aquecedor", complementa.

A faixa de temperatura ideal para uma bateria é entre 20°C e 30°C, comum em muitas regiões brasileiras, como no Sudeste e Sul em boa parte do ano. "Nessa faixa [a bateria] funciona no seu melhor, com eficiência e durabilidade máximas.

Por fim, Roma dá dicas para que um proprietário de um carro eletrificado possa minimizar os impactos tanto do calor extremo quanto do frio intenso.

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"Antes de sair, use o sistema de climatização da bateria enquanto o carro está plugado. Isso deixa a bateria na temperatura ideal sem gastar carga - perfeito para o calor brasileiro", explica.

Outra dica mais prática para o dia a dia é procurar estacionar o veículo eletrificado em locais frescos, de sombra ou garagens para evitar que o modelo use mais energia para o gerenciamento térmico e, com isso, diminua a autonomia.

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