Volkswagen 100% brasileiro vira joia no exterior e atrai até astros da TV

Quem é fã de carros provavelmente já assistiu ao programa "Joias Sobre Rodas", especializado em encontrar modelos raros e consagrados. Agora, a série está em turnê mundial e veio ao Brasil com uma missão clara: adquirir um Volkswagen SP2 — fabricado exclusivamente aqui e definido pelo apresentador Mike Brewer como "um dos melhores carros do mundo".

Volkswagen SP2 recebeu 'banho de loja' com ajuda do museu Carde, de Campos do Jordão (SP)
Volkswagen SP2 recebeu 'banho de loja' com ajuda do museu Carde, de Campos do Jordão (SP) Imagem: Reprodução

Em busca do SP2

Brewer veio a São Paulo no início do ano, atrás da unidade do VW SP2. Na zona sul da capital, a dupla encontrou uma unidade 1976, de cor azul. O modelo estava à venda em uma loja de carros clássicos por R$ 180.000.

A unidade estava bem conservada, mas necessitava de ajustes no motor e retoques estéticos, por exemplo. Segundo o apresentador, com tais consertos seria possível vendê-lo por R$ 200.000.

Com o negócio fechado na capital, o programa levou o SP2 para o Carde — principal museu automotivo do Brasil, em Campos do Jordão (SP). Com ajuda do restaurador Mauro Bergamini, o SP2 recebeu um banho de loja: houve lavagem, aperto de parafusos e correção de vazamentos.

O principal deles foi no motor 1.7 boxer, montado na traseira e refrigerado a ar. O propulsor de 75 cv foi removido e extensamente revisado. Também houve instalação de um módulo eletrônico que altera a curva do motor via Bluetooth e novos carburadores, que elevaram a potência do motor para cerca de 86 cv.

Por ser exclusivamente do Brasil, VW SP2 é cultuado por colecionadores do Hemisfério Norte
Por ser exclusivamente do Brasil, VW SP2 é cultuado por colecionadores do Hemisfério Norte Imagem: Reprodução

Rolê cultural

Durante a vinda ao Brasil, os apresentadores também aproveitaram para conhecer a história automotiva do país. A visita contou com uma noite junto a um grupo de donos de carros clássicos em São Paulo e até uma visita à casa de José Vicente Novita Martins, o designer do SP2.

Continua após a publicidade

Com novos contatos feitos, o apresentador também recorreu a Victor Alves, da Mito Garage, para adquirir novas rodas de magnésio para o carro. O negócio foi salgado, e as quatro rodas saíram por R$ 10.000 e um presente.

A restauração também incluiu novo escapamento, novo filtro de ar e correções de pequenos danos no interior do carro — feita por especialistas do Carde.

No fim do processo, Brewer foi a uma pista de arrancadas no interior do estado, onde disputaram uma corrida contra outro SP2. Após análise de membros do clube do modelo, o apresentador cumpriu a missão primordial: restaurá-lo e revendê-lo com lucro.

Por que tão valioso?

Projetado e vendido exclusivamente no Brasil, o Volkswagen SP2 é um esportivo "raiz" raro, com pouco mais de 10 mil unidades produzidas entre 1972 e 1976.

José Paulo Parra, dono da empresa Circuito de Leilões, conta que, nos últimos últimos anos, os preços dobraram a reboque do interesse de clientes de outros países — principalmente da Alemanha, terra natal da Volkswagen, onde o cupê nunca foi oferecido oficialmente.

Continua após a publicidade

"Da mesma forma que a Kombi, o SP2 sempre foi forte no exterior. O real desvalorizado o deixa ainda mais atraente lá fora. É raro, tem visual único e foi fabricado só no Brasil.

"É um carro muito difícil de ser restaurado, pois a carroceria é praticamente uma peça única, com exceção das portas e das tampas dianteira e traseira. Além disso, é complicado encontrar peças originais ou mesmo reproduzi-las, como as faixas laterais refletivas e os borrachões nos para-choques", completa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.