Foguete de bolso: aceleramos Fiat especial que nunca chegou ao Brasil

O programa Carona desta semana segue na Itália, onde visita locais históricos da marca em sua terra natal, antecipando as comemorações aos 50 anos de presença da montadora no mercado brasileiro - que serão completados em 2026.

No país europeu, mais precisamente no Campo de Provas de Balocco, o apresentador Jorge Moraes teve a oportunidade de dirigir uma versão para lá de especial e divertida do 500, que nunca foi lançada no Brasil.

Trata-se do 500 695 em versão comemorativa aos 70 anos da marca Abarth - divisão esportiva da Fiat. Lançada em 2020 e com produção limitada a 1.949 unidades, a série especial traz itens aerodinâmicos e visuais exclusivos e é uma legítima representante dos "foguetes de bolso" - automóveis pequenos que aceleram muito e são divertidos de dirigir.

O 500 Abarth 695 70º Anniversario traz motor 1.4 turbo de 180 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual. Segundo a fabricante, é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,9 segundos e de atingir velocidade máxima de 210 km/h.

Fábrica histórica

Dentre os endereços fundamentais na trajetória da Fiat, fundada no ano de 1899 em Turim, está a fábrica de Mirafiori, localizada na mesma cidade do norte italiano.

Essa linha de produção de veículos, que já foi a maior da Europa, abriga o Heritage Hub, garagem "secreta" que abriga carros históricos e raros da Fiat, da Abarth, da Lancia, da Alfa Romeo e de outras marcas.

Nesse espaço, há desde carros de competição até itens curiosos, como a geração do Fiat Uno que nunca chegou ao Brasil e lembra uma versão compacta do Tipo, comercializado em nosso mercado na década de 1990.

Por fim, no quadro Autosserviço, Jorge Moraes explica como fica a autonomia de carros híbridos plug-in quando a bateria da respectiva propulsão elétrica está com pouca carga.

Continua após a publicidade

Com a ajuda de um especialista, ele explica que o sistema de gerenciamento de energia é capaz de manter a bateria com carga suficiente, por meio do motor a combustão, para não comprometer o alcance - mesmo com o porta-malas carregado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.