Cadillac Escalade IQ: dirigimos SUV elétrico milionário cotado para Brasil

Já faz algum tempo em que executivos da General Motors admitem planos para lançamento da Cadillac no Brasil.

A chegada da marca mais luxuosa da GM ao nosso país ainda não está confirmada, mas são grandes as chances de estrear no mercado brasileiro em 2026.

Hoje importado dos Estados Unidos de forma independente, um dos modelos mais icônicos da Cadillac é o SUV de grande porte Escalade, um dos modelos mais utilizados por autoridades do país norte-americanos.

Dentro da estratégia de eletrificação da GM, atualmente a maior parte dos modelos da Cadillac traz propulsão elétrica - é o caso do Escalade IQ, variante 100% movida a baterias que hoje convive com versões convencionais a combustão.

A convite da General Motors, o UOL Carros viajou aos arredores de Detroit (EUA), onde fica a sede global do conglomerado automotivo, para conhecer tecnologias e automóveis cotados para o mercado brasileiro - dentre eles, o Escalade IQ.

Preço superior a R$ 1 milhão

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Imagem: Divulgação

Com preço inicial em torno de US$ 130 mil nos EUA (cerca de R$ 720 mil na conversão direta, na data de publicação deste vídeo), o Escalade elétrico seria comercializado no Brasil por mais de R$ 1 milhão, considerando impostos e outros custos de importação.

O Escalade IQ é um carro gigante até para as largas avenidas e rodovias dos Estados Unidos, medindo, na configuração avaliada, 5,7 m de comprimento e 3,46 m de distância entre-eixos.

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Há três fileiras de assentos e espaço para sete ocupantes - na segunda, há duas poltronas individuais e até na terceira dá para três adultos se acomodarem confortavelmente.

O interior não economiza no luxo, quase sem superfícies plásticas aparentes, mesclando muito couro de alta qualidade com detalhes em metal e madeira. A lista de comodidades a bordo inclui massagem nos assentos e abertura elétrica das portas ao toque de um botão.

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Na segunda fileira, cada um dos dois passageiros conta com tela individual de entretenimento e mesas retráteis. O rebatimento dos bancos da segunda e da terceira fileiras pode ser feito eletricamente, por meio de botões no porta-malas traseiro - por ser totalmente elétrico, o Escalade IQ também conta um um bagageiro frontal, onde estaria o motor a combustão.

Na primeira fileira, o SUV da General Motors impressiona ao trazer três telas integradas em uma só peça, totalizando 55 polegadas e reunindo as funções de painel de instrumentos, central multimídia e entretenimento ao passageiro frontal. Há, ainda, outras duas telas para os ajustes do ar-condicionado com zonas independentes de temperatura.

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Sem as mãos no volante

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Um dos destaques do Estalade IQ são os sistemas semiautônomos de assistência à condução, reunidos em um pacote denominado Super Cruise. Graças ao auxílio de sensores e câmeras, que incluem raios laser, o Escalade elétrico, tal como outros modelos topo de linha da GM, é capaz de rodar sozinho, sem a necessidade de o motorista mexer no volante, em rodovias previamente mapeadas e sob condições específicas - o condutor é obrigado a manter os olhos na via para tudo funcionar a contento.

O Super Cruise, inclusive, pode ser implementado no Brasil - Fabio Rua, vice-presidente da General Motors para a América do Sul, informa que a companhia já está em tratativas com o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para viabilizar o mapeamento de trechos rodoviários a fim de viabilizar o lançamento da tecnologia em solo brasileiro.

Gigantesco e potente

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Em relação ao desempenho, apesar do tamanho avantajado e do peso superior a quatro toneladas, o utilitário esportivo da Cadillac é capaz de acelerar de zero a 96 km/h em apenas 4,7 segundos, com seus 750 cv de potência e 108,5 kgfm de torque. Como há um motor elétrico em cada eixo, a tração é integral.

Em relação à autonomia, o Escalade IQ se beneficia das dimensões avantajadas para acomodar um pacote gigante de baterias, com mais de 200 kWh de capacidade de armazenamento de energia - suficiente, de acordo com a montadora, para um alcance de 740 km com uma carga completa.

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Por falar em recarga, o veículo é compatível com eletropostos com até 350 W de potência em corrente contínua a 800 V, que proporciona adicionar autonomia de aproximadamente 160 km a cada dez minutos.

*Viagem a convite da General Motors

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