VW Saveiro roubada há 20 anos é recuperada após ser vendida por 'pechincha'

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na noite de domingo (22), uma Volkswagen Saveiro que havia sido roubada há mais de 20 anos.

A abordagem ocorreu em Betim (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a PRF, a picape havia sido furtada em 14 de outubro de 2004, na cidade São Paulo. Foram 900 km e 7.557 dias entre o crime e a recuperação do veículo.

Quase 21 anos depois, unidade roubada em São Paulo foi interceptada pela PRF em Betim (MG)
Quase 21 anos depois, unidade roubada em São Paulo foi interceptada pela PRF em Betim (MG) Imagem: Divulgação/PRF

Duas décadas

Durante a abordagem rotineira no posto de fiscalização em Betim, o condutor da Saveiro — um homem de 35 anos — disse aos policiais que tinha comprado a caminhonete há cerca de um ano.

Ele, entretanto, não tinha qualquer documento que comprovasse o pagamento ou a situação do veículo. A Saveiro também estava com danos visíveis na carroceria e, de acordo com a PRF, trazia modificações em elementos de identificação, como placas e marcações do chassi.

Isso é considerado adulteração de sinal identificador de veículo automotor, segundo o Código Penal. Os ocupantes foram então levados à delegacia e responderão por esse crime e o de receptação. Ao todo, uma eventual pena chega aos 10 anos de reclusão.

VW Saveiro Fun, lançada em 2001, se destacava pelo visual aprimorado e uso do motor 1.8 AP
VW Saveiro Fun, lançada em 2001, se destacava pelo visual aprimorado e uso do motor 1.8 AP Imagem: Divulgação

Série especial

A Saveiro (que foi encaminhada ao pátio) pertence à série especial Fun, de 2001, que trazia acessórios caros para época. Eles incluíam faróis de neblina, rodas de liga leve e direção hidráulica, além da grade e dos retrovisores pintados nas cores da carroceria. O motor 1.8 AP rende 99 cv e 15,5 kgfm.

Ainda durante a abordagem, o condutor disse que a Saveiro foi adquirida por R$ 10.000, pagos à vista. Uma unidade bem conservada da Saveiro Fun, por sua vez, chega a custar quase dez vezes mais.

Continua após a publicidade

Ao UOL Carros, a PRF de Minas Gerais explicou que não entrou em contato com o dono original da caminhonete.

A Polícia diz que é incomum recuperar um veículo depois de tanto tempo mas, coincidentemente, caso mais extremo ocorreu no dia 9 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). À ocasião, a PRF abordou um Chevrolet Corsa Wind que seguia para o Paraguai e havia sido roubado na cidade de São Paulo em 1999.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.