Novo Niva? Lada revela seu primeiro SUV '100% russo' em quase três décadas
Ler resumo da notícia
A marca russa Lada revelou seu primeiro SUV em quase 30 anos. Ele é o Azimut, com estreia prevista para o ano de 2026 e que promete tecnologia moderna, estilo arrojado e ter a mesma plataforma que o modelo Vesta. Com as sanções devido à guerra na Ucrânia, o novo veículo terá sua produção 100% na Rússia.
O que aconteceu
A montadora russa Avtovaz divulgou que a Lada terá um novo SUV chegando para sua linha. Não será uma nova geração no Niva, e sim um novo modelo: o Azimut - primeiro SUV em quase três décadas.
Com cinco portas, ele tem aparência moderna e será inteiramente projetado, desenvolvido e produzido na Rússia. Seu lançamento é previsto para o próximo ano. Na fisionomia, a frente alta apresenta faróis de LED afiados que são integrados à grade e às entradas de ar do para-choque.

O modelo tem rodas de liga-leve de 18 polegadas e para-lamas acentuados na lateral, já na parte de trás podemos ver uma faixa de LED em toda a largura entre as lanternas e uma inserção em alumínio no para-choque.
Por dentro, o painel digital inclui um painel de instrumentos e uma tela sensível ao toque de 10 polegadas com sistema de infoentretenimento e assistente virtual. Seu software foi feito em colaboração com as empresas russas Sber e Navio.
O espaço ainda conta com seis alto-falantes e câmera de ré, além de opcionais como carregamento sem fio, teto panorâmico, ar-condicionado dual-zone, vidros laterais aquecidos, porta-malas elétrico e câmera de 360 graus.

No motor, o Lada Azimut será movido a gasolina. Sem eletrificação, os propulsores serão 1.6 aspirado de 120 cv e 1.8 com 132 cv. Eles serão combinados com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma CVT.
A Lada ainda promete uma opção turbo de 150 cv com transmissão automática no futuro. A tração será apenas dianteira.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.