Primeiros carros da Geely chegam ao Brasil e vendas devem começar em julho

Ler resumo da notícia
A Geely — maior fabricante de carros da China depois da BYD — anunciou que já tem estoque no Brasil, com vendas previstas para o mês que vem.
O primeiro modelo que desembarcou de navio em Paranaguá (PR) é o Geely EX5, um SUV elétrico com 218 cv e rival do BYD Yuan Plus. Esse e outros carros da marca devem ser produzidos nacionalmente e, desde já, a comercialização ocorre em parceria com a Renault.

União incomum
Desconhecida dos brasileiros, a Geely (pronuncia-se 'jíli') vendeu 600.000 carros a mais do que a Renault em 2024, no mundo tudo. Os chineses também são donos de marcas vendidas por aqui, mas, mesmo assim, optaram pela parceria a fim de acelerar a presença no mercado brasileiro.
A Geely investiu um valor não divulgado e se tornou acionista minoritária da Renault do Brasil no início de 2025.

Dessa forma, poderá aproveitar a infraestrutura de distribuição, vendas e serviços dos franceses, construída ao longo de 27 anos.
Mas o acordo se destaca é ao permitir que a Geely utilize o complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais (PR), onde seus carros elétricos devem ser montados em futuro próximo.
A presença chinesa nas fábricas paranaenses também permitirá intercâmbio tecnológico, com potencial aprimoramentos na fabricação do Kardian e dos novos carros nacionais que a Renault lançará em breve.

Geely EX5
A Geely já é dona de marcas europeias tradicionais, como Volvo, Lotus e smart. Logo, usou a experiência de todas essas na criação do EX5 — vendido em mercados tão diversos quanto Brasil, Noruega, Austrália e Malásia (onde tem versão exclusiva).
Ainda que os detalhes do EX5 no Brasil não tenham sido anunciados, UOL Carros apurou que teremos duas versões: Pro e Max. Com base nos concorrentes, preços devem girar entre R$ 200.000 e R$ 250.000, aproximadamente.
A grande diferença dos EX5 Pro e do EX5 Max é o tamanho da bateria, que, na versão reduzida, deve render pouco mais de 300 km. No caso da versão de alcance estendido, o alcance deve girar em torno dos 400 km.

Ambas vêm com motor dianteiro de 208 cv e 32,6 kgfm, que leva o EX5 de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Também há sete airbags que contribuíram para que o modelo recebesse nota máxima no Euro NCAP, o teste de segurança veicular mais rigoroso do mundo.
Outros itens de série incluem quadros de instrumentos e multimídia digitais, com cerca de 25" de telas, e head-up display de nova geração, que projeta imagens mais visíveis e detalhadas no para-brisa do carro.
Além da bateria maior, o EX5 Max será o único com controle de cruzeiro adaptativo e outros sistemas de automação veicular de nível 2. Também deve ser a única versão com sistema de som Hi-Fi com 16 alto-falantes, bancos dianteiros com ventilação e teto solar panorâmico retrátil.
Todas as informações do Geely EX5 serão anunciadas oficialmente nas próximas semanas, informou a montadora.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.