Só falta a escada no teto: Uno com IA liga e acelera por comando no celular

Ler resumo da notícia
Já pensou em ligar, desligar e até acelerar o carro com comandos de voz? E não estamos falando dos carros mais modernos, e sim de um Fiat Uno ano 2012.
Foi exatamente isso que fez o desenvolvedor de sistemas Mateus Rodrigues Reis, de 26 anos. O mineiro, do bairro Serra Verde, em Belo Horizonte montou um sistema baseado em inteligência artificial que permite fazer diversas ações no o veículo remotamente através do celular.
Em um vídeo publicado nas redes sociais ele mostra o funcionamento do sistema: basta dizer comandos como "Uno bora trabalhar" ou "estou atrasado" para que o veículo responda instantaneamente ligando e acelerando.
Para dar vida ao projeto de controlar o veículo remotamente, Mateus utilizou conhecimentos em automação industrial e desenvolvimento de sistemas.
Mateus explica que instalou uma central inteligente no carro que se conecta ao smartphone e interpreta comandos de voz. Essa central atua como uma ponte entre o sistema do carro e a interface de inteligência artificial.
"Até o momento colocamos, partida remota, acelerador automático e controle por app via comandos de voz. Utilizei microcontroladores, atuadores elétricos, placas eletrônicas e conhecimento em programação", explica. O carro ainda mantém o funcionamento tradicional com chave ou botão de ignição, mas ganha a opção de ativação por voz.
A tecnologia instalada por Mateus permite realizar três ações principais: ligar o motor, desligar o veículo e acionar o acelerador — este último apenas para demonstração, já que o carro permanece parado. Mas logo outras funções serão instaladas, segundo ele.
"O próximo passo é integrar a tecnologia autônoma nele para também dirigir e estacionar sozinho, pretendo finalizar até o início de agosto", acrescenta.
@jrindustrias89 Depois da Quantum autônoma chegou a vez de fazer o sistema no Uno, essa é só a primeira parte!! Comenta aí o que achou e já segue pra não perder nada Essa nave é do @@Unodoano !! #fiatuno #tecnologia #uno ? som original - Mateus Reis
Outro ponto que impressiona no projeto de Reis é o baixo custo. Até o momento ele gastou apenas R$ 300 para instalar o sistema no carro. Para transformar o Uno em um carro com funções autônomas ele estima que gastará mais R$ 900.
O Fiat Uno ano 2012 que está sendo automatizado por Mateus pertence a um amigo dele, que também é apaixonado pelo modelo e fez diversas melhorias no carro como instalação de faróis de milha, de body kit e rodas esportivas.
Carro que dirige sozinho
E esse não é o primeiro carro que Mateus 'automatiza'. No ano passado, ele instalou o sistema em um VW Santana Quantum 1989.
Nesse veículo, ele adaptou um tablet como central multimídia e desenvolveu um aplicativo para controlar o veículo por meio de comandos de voz. Além disso, usou um microcontrolador Arduino para controlar os pedais e o volante, e um sistema de visão computacional anti-colisão para permitir que o carro "veja" a estrada e se guie.
"É uma paixão que vem berço, sempre gostei de carro e tecnologia, então poder juntar as duas coisas é o meu passa tempo, além disso a motivação de poder criar nova tecnologia e participar das tecnologias do futuro", diz.
@jrindustrias89 ?? De carro velho a Tesla Brasileiro! ?? Demonstração de mais um teste do sistema de piloto automático desenvolvido em casa, os testes foram realizados em local seguro e com todas medidas de segurança!! Acompanhe nosso perfil e venha conosco nessa jornada incrível, onde estamos transformando uma Santana Quantum 89, em um carro autônomo inspirado no Tesla de Elon Musk! #Carro #TeslaBrasileiro #Marvel #HomemDeFerro #elonmusk ? som original - Mateus Reis
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.