Relâmpago McQueen real? Nova 'febre' no trânsito é perigosa e ilegal

A instalação, em para-brisas de carros e caminhões, de painéis de LEDs que imitam olhos vem se tornando febre nas estradas brasileiras. Diversos vídeos nas redes sociais mostram veículos com a iluminação que os deixa parecidos como os personagens do filme 'Carros'.

Tornar seu carro um 'Relâmpago McQueen real', entretanto, é perigoso tanto para o autor quanto para outros motoristas, além de gerar multa e retenção do veículo por irregularidade.

O que é a nova 'febre'

Os 'olhares' luminosos são exibidos, principalmente, pelos caminhoneiros, mas a reportagem constatou até vans escolares com o brinquedo.

Os painéis de LEDs são encontrados facilmente em sites de venda online. Também há influenciadores que receberam o produto em troca de publicidade e até contas no Instagram especializadas em produtos do tipo.

Há diferentes tamanhos, mas os maiores modelos chegam a seis metros de comprimento. Os preços giram em torno de R$ 200 e a instalação é fácil e realizada dentro da cabine.

Além dos caminhoneiros, há motoristas de vans escolares e carros de passeio que divulgam os leds
Além dos caminhoneiros, há motoristas de vans escolares e carros de passeio que divulgam os leds Imagem: Reprodução

Esses painéis são praticamente os mesmos usados como letreiros em fachadas comerciais. A energia é fornecida por meio de um cabo USB e, através do aplicativo de celular, é possível configurar cores e animações exibidas.

Uso no trânsito é ilegal

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido é infração sujeita a multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH do infrator e retenção do veículo para regularização.

Continua após a publicidade

De modo geral, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe a instalação de acessórios que prejudiquem a segurança veicular e reforça a necessidade de manter o campo visual do condutor livre de qualquer obstrução Marco Fabrício Vieira, especialista em trânsito e conselheiro do Cetran-SP.

Em sua resolução 960/2022, o Contran é específico ao proibir o uso, em vias públicas, de painéis luminosos que reproduzam mensagens dinâmicas ou estáticas.

Painéis luminosos são permitidos, excepcionalmente, para veículos de transporte coletivo
Painéis luminosos são permitidos, excepcionalmente, para veículos de transporte coletivo Imagem: Leandro Chemalle/Thenews2/Folhapress

A única exceção se aplica os ônibus e outros meios de transporte coletivo de passageiros. Nesses casos, porém, o display deve ser exclusivamente para informar o serviço ao usuário da linha.

[É vedado] o uso de painéis luminosos que reproduzam mensagens dinâmicas ou estáticas, excetuando-se as utilizadas em transporte coletivo de passageiro com finalidade de informar o serviço ao usuário da linha Resolução 960/22, do Contran

Além da penalidade, o uso dos olhos de LEDs gera riscos à segurança viária. Isso porque tais equipamentos comprometem a visibilidade do condutor e podem causar ofuscamento ou distração a outros motoristas. Sobretudo à noite, o risco de acidentes é elevado.

Continua após a publicidade

"O para-brisa é um item indispensável à dirigibilidade. Inserir luzes ou outros elementos que alterem sua função ou prejudiquem a visão do condutor configura uma infração clara ao CTB e ao bom senso no trânsito", destaca o especialista.

Siga o UOL Carros no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.