Carro elétrico nacional será manual, feito para autoescola e barato

Ler resumo da notícia
A E-Motors — empresa brasileira focada em motos e scooters elétricas — anunciou que lançará seu primeiro carro, com fabricação no interior do Espírito Santo.
O EV3 é um subcompacto 100% elétrico, mas que se destacará na versão brasileira por trazer câmbio manual. O modelo também terá preço favorecido pela montagem, que ocorrerá em fábrica na cidade de Jaguaré (ES), com promessa de custar menos de R$ 100.000.

A ideia da E-Motors é utilizar o veículo elétrico exclusivamente em cursos de formações de condutores. A lei brasileira segue exigindo que futuros motoristas tenham aulas práticas em carros manuais, ainda que esses sejam minoria das vendas desde 2023.
Que carro é esse?
O EV3 é produzido desde 2019 pela montadora chinesa JMEV, que tem a Renault como uma de suas controladoras acionárias. Desde então, o modelo recebeu modificações pontuais, principalmente na mecânica.
No lançamento do projeto brasileiro, ocorrido em Belo Horizonte (MG), foi apresentada a versão mais recente do EV3, apresentada há alguns meses na China.

Nela, o hatch do tamanho de um Renault Kwid utiliza motor de 67 cv, além de baterias de lítio-ferro-fosfato da fornecedora Gotion com cerca de 30 kWH. A autonomia de 330 km corresponde à medição no ciclo chinês, muito otimista - na prática, uma carga deve servir para pouco mais de 200 km de aulas.
A cerimônia contou com a visita de líderes como o CEO da JMEV, Yang Chaoang, e o governador provincial, Li Hongiun, que goza de prestígio no Partido Comunista Chinês.

É importante reforçar: não se trata de um protótipo, mas de um veículo completo, pronto para ser adquirido e utilizado nas vias públicas Alessandro Dias, presidente do Sindicfc-MG (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais)
Como funciona?
A simulação de trocas de marchas em EVs não é inédita, mas a E-Motors afirma que seu arranjo manual, feito para autoescolas, é patenteado e único no mundo.
Tal como um veículo de formação convencional, há um segundo retrovisor direito para o instrutor, que também tem pedais de freio e acelerador aos seus pés. A grande diferença está na embreagem, que fica na posição de sempre e deve ser operada, no lado esquerdo, pelo aluno, a fim de "desenvolver" o carro.
Caso isso não ocorra e se continue acelerando, o veículo não ganhará mais velocidade, como se estivesse no limite de rotação de um motor convencional. A marca também diz que o pedal simula peso e modulação de uma embreagem comum e que é possível até deixar o carro morrer.

Outros itens do EV3 incluem faróis em LED, central multimídia de 10", sistema de câmeras externas que formam imagem em 360º para facilitar manobras e até grade frontal decorativa, com luzes piscantes.
Além do preço abaixo dos R$ 100.000, há expectativa de que as vendas do EV3 comecem ainda em 2025. A fábrica capixaba, por sua vez, servirá para montar e finalizar as unidades que virão em peças da Ásia. Também há planos de que a JMEV comercialize tanto a versão normal do EV3 quanto outro modelo, o EV2, no país.
UOL Carros recomenda
Por que novos SUVs farão você pagar mais pelos modelos compactos atuais - Leia mais
Novos motores japoneses põem futuro de carros totalmente elétricos em xeque - Leia mais
Bombou nas redes
Ladrões do futuro: tecnologia 'barata' já permite levar carro em segundos - Leia mais
Picape voadora do CE atingiu altura de prédio de quatro andares, diz perito - Leia mais
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.