Carro elétrico nacional será manual, feito para autoescola e barato

A E-Motors — empresa brasileira focada em motos e scooters elétricas — anunciou que lançará seu primeiro carro, com fabricação no interior do Espírito Santo.

O EV3 é um subcompacto 100% elétrico, mas que se destacará na versão brasileira por trazer câmbio manual. O modelo também terá preço favorecido pela montagem, que ocorrerá em fábrica na cidade de Jaguaré (ES), com promessa de custar menos de R$ 100.000.

Atrás dos pedais, há atuadores que exercem resistência e simulam o peso da embreagem de um carro comum
Atrás dos pedais, há atuadores que exercem resistência e simulam o peso da embreagem de um carro comum Imagem: Reprodução

A ideia da E-Motors é utilizar o veículo elétrico exclusivamente em cursos de formações de condutores. A lei brasileira segue exigindo que futuros motoristas tenham aulas práticas em carros manuais, ainda que esses sejam minoria das vendas desde 2023.

Que carro é esse?

O EV3 é produzido desde 2019 pela montadora chinesa JMEV, que tem a Renault como uma de suas controladoras acionárias. Desde então, o modelo recebeu modificações pontuais, principalmente na mecânica.

No lançamento do projeto brasileiro, ocorrido em Belo Horizonte (MG), foi apresentada a versão mais recente do EV3, apresentada há alguns meses na China.

Versão normal do EV3 também é cotada para o Brasil
Versão normal do EV3 também é cotada para o Brasil Imagem: Divulgação

Nela, o hatch do tamanho de um Renault Kwid utiliza motor de 67 cv, além de baterias de lítio-ferro-fosfato da fornecedora Gotion com cerca de 30 kWH. A autonomia de 330 km corresponde à medição no ciclo chinês, muito otimista - na prática, uma carga deve servir para pouco mais de 200 km de aulas.

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A cerimônia contou com a visita de líderes como o CEO da JMEV, Yang Chaoang, e o governador provincial, Li Hongiun, que goza de prestígio no Partido Comunista Chinês.

Versão brasileira tem interior idêntico ao do modelo chinês, exceto pelas adaptações pedagógicas
Versão brasileira tem interior idêntico ao do modelo chinês, exceto pelas adaptações pedagógicas Imagem: Divulgação

É importante reforçar: não se trata de um protótipo, mas de um veículo completo, pronto para ser adquirido e utilizado nas vias públicas Alessandro Dias, presidente do Sindicfc-MG (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais)

Como funciona?

A simulação de trocas de marchas em EVs não é inédita, mas a E-Motors afirma que seu arranjo manual, feito para autoescolas, é patenteado e único no mundo.

Tal como um veículo de formação convencional, há um segundo retrovisor direito para o instrutor, que também tem pedais de freio e acelerador aos seus pés. A grande diferença está na embreagem, que fica na posição de sempre e deve ser operada, no lado esquerdo, pelo aluno, a fim de "desenvolver" o carro.

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Caso isso não ocorra e se continue acelerando, o veículo não ganhará mais velocidade, como se estivesse no limite de rotação de um motor convencional. A marca também diz que o pedal simula peso e modulação de uma embreagem comum e que é possível até deixar o carro morrer.

JMEV EV3 tem velocidade máxima de 102 km/h; no mundo real, uma carga tende a render pouco além de 200 km de autonomia
JMEV EV3 tem velocidade máxima de 102 km/h; no mundo real, uma carga tende a render pouco além de 200 km de autonomia Imagem: Reprodução

Outros itens do EV3 incluem faróis em LED, central multimídia de 10", sistema de câmeras externas que formam imagem em 360º para facilitar manobras e até grade frontal decorativa, com luzes piscantes.

Além do preço abaixo dos R$ 100.000, há expectativa de que as vendas do EV3 comecem ainda em 2025. A fábrica capixaba, por sua vez, servirá para montar e finalizar as unidades que virão em peças da Ásia. Também há planos de que a JMEV comercialize tanto a versão normal do EV3 quanto outro modelo, o EV2, no país.

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