Navio cargueiro com 3.000 carros é abandonado no Pacífico após incêndio

Os tripulantes de um navio que transportava aproximadamente 3 mil veículos foram obrigados nesta terça-feira (3) a abandonar a embarcação na costa do Alasca após um incêndio no cargueiro.

Cerca de 800 modelos elétricos estavam a bordo do navio, denominado Morning Midas. Segundo a operadora Zodiac Maritime, responsável pela embarcação, todos os tripulantes foram evacuados em um barco salva-vidas e transferidos para outro navio. Não houve feridos.

O que aconteceu

Um incêndio em um navio que transportava mais de 3 mil carros no Oceano Pacífico obrigou 22 tripulantes a abandonarem a embarcação, de nome Morning Midas. O cargueiro estava a 482,8 km a sudoeste de Adak, no Alasca, segundo informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos em sua conta na rede social X/Twitter.

O navio, que possui a bandeira da Libéria, deixou o porto de Yantai, na China, em 26 de maio e estava a caminho de Lázaro Cárdenas, no México.

Segundo a Zodiac Maritime, uma fumaça foi vista subindo do convés onde estavam alocados cerca de 800 carros elétricos. Fogo em veículos elétricos em navios são difíceis de extinguir devido ao calor gerado e ao risco de reignição. Não se sabe ainda de que marca eram os veículos transportados pela embarcação.

Nos últimos anos, incidentes como este têm acontecido cada vez mais. Em 2019, o navio cargueiro Golden Ray, de propriedade da Hyundai Glovis, tombou com 4.200 carros na costa do estado norte-americano da Geórgia e teve que ser fatiado para ser extraído do local em um processo de dois anos. Já em 2022, um navio que transportava 4 mil carros de luxo, incluindo Porsches e Bentleys, afundou no arquipélago português dos Açores.

Segundo a seguradora Allianz Commercial, incidentes como estes atingiram o nível mais alto em uma década em 2024: "a realidade é que o risco continua significativo devido ao tamanho desses navios e às complexidades envolvidas no combate a incêndios e no salvamento".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.