Picape voadora do CE atingiu altura de prédio de quatro andares, diz perito
Ler resumo da notícia
A caminhonete que alçou voo em uma duna do Ceará pode ter chegado a 11,4 m — quase a altura de um prédio de quatro andares. É o que concluiu a análise feita por peritos a pedido do UOL Carros.
A Ford Ranger Raptor se acidentou na praia de Canoa Quebrada, em 17 de maio. Ignorando normas de segurança da marca, o empresário Valécio Granjeiro acelerou seu veículo morro acima sem preparação adequada e sem uso de equipamentos de proteção individual.
Segundo o perito criminal Rodrigo Kleinubing, especializado em análise de acidentes através de vídeos e fotos, pode ser que a caminhonete tenha pousado a 93,6 m de distância do ponto em que decolou.
"Há uma incerteza elevada, pois no vídeo é utilizado o recurso de câmera lenta", diz o especialista em sinistros de trânsito, que utiliza o software Niewtun, criado pelo colega de trabalho e também perito Isaac Newton da Silva.

Nesse caso, é possível estimar que, no mínimo, a Ford Ranger chegou a 8,6 m e voou por 77,3 m. No impacto com o solo — que levou o motorista ao hospital e inutilizou o veículo — a força estimada fica entre 16,6 e 19,1 toneladas, equivalente a um ônibus urbano.
O que diz a perícia
Analisando as filmagens que rodaram o mundo, o especialista estimou que a Ranger Raptor escalou o paredão de areia em velocidade mais provável de 115 km/h, mas que pode ter batido 123 km/h.

São números dignos da velocidade máxima da rodovia dos Bandeirantes ou outras autoestradas brasileiras. Além disso, a inclinação da duna foi estimada 24 e 26 graus. Ela é pouco menor do que a rua mais inclinada do Brasil, que fica em Belo Horizonte e tem 29,6 graus de rampa, segundo levantamento da UFMG.

Relembre o caso
Em 17 de maio, um empresário de Russas (CE) viralizou ao protagonizar um acidente com uma caminhonete esportiva na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati.
A Ford Ranger Raptor, com motor V6 3.0 turbo de 400 cv, avançou sobre a duna e, sob embalo da tração integral, voou. No impacto, airbags foram acionados, a suspensão foi destruída e houve danos irreparáveis à carroceria.

Granjeiro ficou ferido durante a manobra e chegou a ser hospitalizado. Por trazer risco a outros turistas que estavam no local, ele teve a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa pela autoridade de trânsito de Aracati e foi multado em R$ 2.934,70.
O veículo teve perda total, mas não há cobertura de seguro em casos como esse. O que restou da picape de R$ 490 mil foi apreendido pelas autoridades locais e o caso está sob investigação da Polícia Civil.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.