GAC: como são os carros da nova marca chinesa e principais concorrentes

Ler resumo da notícia
O nome GAC pode ser desconhecido, mas a sexta maior fabricante de carros da China já vende seus produtos no Brasil desde o último sábado (24).
A GAC estreia no mercado nacional com cinco carros - um modelo híbrido e quatro 100% elétricos. Há SUVs, minivan, sedã e até um utilitário com portas no estilo "asa de gaivota".
Os preços são atrativos e já há 83 pontos de venda da GAC no país (33 concessionárias e 50 shopping centers).
Os carros elétricos vêm com oito anos ou 160 mil km de garantia e, até o final de 2025, a meta é vender 8 mil unidades no mercado brasileiro.

Para 2026, a meta é de 29 mil vendas e de inaugurar uma fábrica no país, com especulações de que possa ficar em Catalão (GO) ou no interior de São Paulo.
Para operar no Brasil, o investimento inicial foi de US$ 1 bilhão, ampliado recentemente em US$ 300 milhões.
Quem adquirir um GAC zero-quilômetro até 30 de junho ganhará brindes, como o carregador residencial, três anos (ou 100 mil km) de manutenção grátis e internet embarcada gratuita em alguns modelos.
Confira os lançamentos da GAC e alguns de seus rivais, com preços e características:
GAC Aion ES

O GAC mais barato do Brasil é o sedã elétrico Aion ES, que custa R$ 169.990, tem motor dianteiro de 136 cv e autonomia de 314 km, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Seu foco é a venda para frotistas, que poderã oeventualmente comprá-lo com desconto e aproveitar os 4,81 m de comprimento para o transporte de passageiros.

Para se ter uma ideia, o Aion ES é 20 cm mais longo do que o Toyota Corolla GLi (R$ 164.590), que tem motor 2.0 flex.
O Corolla de entrada rende 175 cv, mas compensa a performance inferior com a cabine mais bem equipada.
O interior do sedã da GAC, inclusive, pode ser o seu ponto mais vulnerável: quadro de instrumentos analógico, alto-falantes apenas na frente e, principalmente, somente dois airbags.
Não à toa, espera-se que ele se torne o "queridinho" dos motoristas de aplicativo
GAC Aion Y

Outro modelo "pragmático" é o GAC Aion Y, que é parecido com uma minivan, mas é tratado como SUV médio pela marca.
O modelo está disponível em duas versões, ambas equipadas com o mesmo motor elétrico de 204 cv e bateria com 318 km de alcance.

O Aion Y Premium custa R$ 174.990 e já vem com teto solar e painel digital de 10,25 polegadas de série.
Por sua vez, o Aion Y Elite (R$ 184.990) traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), carregador de celular por indução e porta-malas com abertura elétrica, dentre outros itens extras.
Nessa faixa de preço, o Aion Y compete com SUVs compactos de topo, como o Chevrolet Tracker Premier (R$ 190.542). Além de ser mais caro, o modelo da General Motors conta com motor 1.2 turboflex mais fraco (141 cv).

As dimensões menores do Tracker também são trunfo para o Aion Y, e podem motivar quem acha o BYD Dolphin Plus (R$ 184.990) pequeno, mas vê opções maiores, como o BYD Yuan Plus (R$ 235.800), fora do orçamento.

Em relação ao Dolphin, a potência é a mesma, mas, apesar da distância entre-eixos ser igual, o Aion Y se destaca pelo porta-malas de 361 litros (contra 345 l do Dolphin) e oferece mais espaço por conta da largura da carroceria.
GAC GS4 Hybrid

O único carro híbrido da GAC atualmente à venda no Brasil é o GS4, ligeiramente maior que o Aion Y e com visual mais ao gosto dos brasileiros.
Ele une motor elétrico a um 2.0 a gasolina, entregando potência combinada de 235 cv e autonomia declarada superior a 700 km.

O GS4 Hybrid Premium (R$ 189.990) já vem com telas de 17,1 polegadas, carregador de celular por indução, câmera de estacionamento e seis airbags.
O GS4 Hybrid Elite (R$ 199.990) ganha seis alto-falantes, automação veicular, teto solar e head-up display.

Um dos seus concorrentes, considerando a faixa de preço, é o Jeep Compass Sport (R$ 186.990), que, além de ser um pouco menor, tem motor 1.3 turboflex de 176 cv sem hibridização.
Em termos de consumo, o Compass faz cerca de 8,1 km/l de gasolina na cidade e 10,5 km/l na estrada. O GS4, por sua vez, promete 14,1 km/l em ciclo urbano e 11,8 km/l em trecho rodoviário.
GAC Aion V

Se alguns consumidores ainda guardam receio das marcas chinesas, o GAC Aion V pode encorajá-los a adquirir seu primeiro automóvel proveniente do país asiático.
O terceiro SUV médio da marca oriental em nosso país estreia por R$ 214.990 e é construído sobre a mesma plataforma do Toyota bZ3x - um dos principais carros elétricos da montadora japonesa no mundo e que, desde sua estreia, em março, já vendeu mais de 20 mil unidades na Ásia.

O Aion V tem mecânica semelhante à do Aion Y,, trazendo motor elétrico de 204 cv e 389 km de autonomia.
Seus destaques incluem maçanetas retráteis, sete airbags, som premium, bancos com aquecimento e até um frigobar no console central. Ao toque de um botão, é possível recolher todos os bancos e transformar o Aion V em um "quarto gigante".
Não à toa, o BYD Song Plus acabou de ser renovado: a central multimídia foi melhorada, há novo design externo e pacote de equipamentos equivalente. A diferença é que o Song Plus é híbrido plug-in, com 235 cv, e custa R$ 249.990.
GAC Hyptec HT

O modelo mais caro da GAC no Brasil tem assinatura da Hyptec, submarca destinada a produtos de alta tecnologia e maior extravagância.
Com quase 5 m de comprimento, o Hyptec HT tem espaço de sobra para sete pessoas, mas optou-se por levar apenas cinco, com bancos traseiros reclináveis.

Ambas as versões utilizam motor elétrico de 245 cv e 31,5 kgfm, que levam-no de zero a 100 km/h em cerca de 8 segundos. A autonomia, no ciclo brasileiro, é de 362 km.
A versão básica (R$ 299.990) já vem com 22 alto-falantes e cabine revestida de couro Nappa. Já o Hyptec Ultra (R$ 349.990) ganha, principalmente, portas traseiras com estilo "asas de gaivota" que são abertas para cima e lembram as portas do Tesla Model Y.

Resta saber se, nessa faixa de preço, ele roubará clientela de SUVs grandes a combustão, como o Jeep Commander Blackhawk (R$ 335.990).
A grande vantagem do Commander é seu motor 2.0 turbo de 273 cv, que fazem dele um dos carros nacionais mais rápidos em produção.
Seu pacote de equipamentos inclui automação veicular com ajuste sob medida para o país e decoração esportiva, com direito a revestimento em camurça na cabine.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.