GAC: como são os carros da nova marca chinesa e principais concorrentes

O nome GAC pode ser desconhecido, mas a sexta maior fabricante de carros da China já vende seus produtos no Brasil desde o último sábado (24).

A GAC estreia no mercado nacional com cinco carros - um modelo híbrido e quatro 100% elétricos. Há SUVs, minivan, sedã e até um utilitário com portas no estilo "asa de gaivota".

Os preços são atrativos e já há 83 pontos de venda da GAC no país (33 concessionárias e 50 shopping centers).

Os carros elétricos vêm com oito anos ou 160 mil km de garantia e, até o final de 2025, a meta é vender 8 mil unidades no mercado brasileiro.

GAC Aion V: elétrico luxuoso a preço de Jeep Compass básico
GAC Aion V: elétrico luxuoso a preço de Jeep Compass básico Imagem: Divulgação

Para 2026, a meta é de 29 mil vendas e de inaugurar uma fábrica no país, com especulações de que possa ficar em Catalão (GO) ou no interior de São Paulo.

Para operar no Brasil, o investimento inicial foi de US$ 1 bilhão, ampliado recentemente em US$ 300 milhões.

Quem adquirir um GAC zero-quilômetro até 30 de junho ganhará brindes, como o carregador residencial, três anos (ou 100 mil km) de manutenção grátis e internet embarcada gratuita em alguns modelos.

Confira os lançamentos da GAC e alguns de seus rivais, com preços e características:

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GAC Aion ES

GAC Aion ES é consideravelmente maior do que sedãs como o Toyota Corolla
GAC Aion ES é consideravelmente maior do que sedãs como o Toyota Corolla Imagem: Divulgação

O GAC mais barato do Brasil é o sedã elétrico Aion ES, que custa R$ 169.990, tem motor dianteiro de 136 cv e autonomia de 314 km, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Seu foco é a venda para frotistas, que poderã oeventualmente comprá-lo com desconto e aproveitar os 4,81 m de comprimento para o transporte de passageiros.

Interior simplório não incomoda motoristas de apps, mas pode espantar compradores para uso particular
Interior simplório não incomoda motoristas de apps, mas pode espantar compradores para uso particular Imagem: Divulgação

Para se ter uma ideia, o Aion ES é 20 cm mais longo do que o Toyota Corolla GLi (R$ 164.590), que tem motor 2.0 flex.

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O Corolla de entrada rende 175 cv, mas compensa a performance inferior com a cabine mais bem equipada.

O interior do sedã da GAC, inclusive, pode ser o seu ponto mais vulnerável: quadro de instrumentos analógico, alto-falantes apenas na frente e, principalmente, somente dois airbags.

Não à toa, espera-se que ele se torne o "queridinho" dos motoristas de aplicativo

GAC Aion Y

GAC Aion Y
GAC Aion Y Imagem: Divulgação

Outro modelo "pragmático" é o GAC Aion Y, que é parecido com uma minivan, mas é tratado como SUV médio pela marca.

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O modelo está disponível em duas versões, ambas equipadas com o mesmo motor elétrico de 204 cv e bateria com 318 km de alcance.

Preço baixo coexiste com interior bem equipado do Aion Y
Preço baixo coexiste com interior bem equipado do Aion Y Imagem: Divulgação

O Aion Y Premium custa R$ 174.990 e já vem com teto solar e painel digital de 10,25 polegadas de série.

Por sua vez, o Aion Y Elite (R$ 184.990) traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), carregador de celular por indução e porta-malas com abertura elétrica, dentre outros itens extras.

Nessa faixa de preço, o Aion Y compete com SUVs compactos de topo, como o Chevrolet Tracker Premier (R$ 190.542). Além de ser mais caro, o modelo da General Motors conta com motor 1.2 turboflex mais fraco (141 cv).

Chevrolet Tracker Premier: menor, menos potente e mais caro que o SUV elétrico Aion Y
Chevrolet Tracker Premier: menor, menos potente e mais caro que o SUV elétrico Aion Y Imagem: Divulgação
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As dimensões menores do Tracker também são trunfo para o Aion Y, e podem motivar quem acha o BYD Dolphin Plus (R$ 184.990) pequeno, mas vê opções maiores, como o BYD Yuan Plus (R$ 235.800), fora do orçamento.

BYD Dolphin Plus tem preço parelho, mas perde para o Aion Y no espaço interno
BYD Dolphin Plus tem preço parelho, mas perde para o Aion Y no espaço interno Imagem: Divulgação

Em relação ao Dolphin, a potência é a mesma, mas, apesar da distância entre-eixos ser igual, o Aion Y se destaca pelo porta-malas de 361 litros (contra 345 l do Dolphin) e oferece mais espaço por conta da largura da carroceria.

GAC GS4 Hybrid

GAC GS4 Hybrid
GAC GS4 Hybrid Imagem: Divulgação

O único carro híbrido da GAC atualmente à venda no Brasil é o GS4, ligeiramente maior que o Aion Y e com visual mais ao gosto dos brasileiros.

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Ele une motor elétrico a um 2.0 a gasolina, entregando potência combinada de 235 cv e autonomia declarada superior a 700 km.

GAC GS4 Hybrid: preço agressivo para combater outros SUVs híbridos chineses
GAC GS4 Hybrid: preço agressivo para combater outros SUVs híbridos chineses Imagem: Divulgação

O GS4 Hybrid Premium (R$ 189.990) já vem com telas de 17,1 polegadas, carregador de celular por indução, câmera de estacionamento e seis airbags.

O GS4 Hybrid Elite (R$ 199.990) ganha seis alto-falantes, automação veicular, teto solar e head-up display.

Jeep Compass Sport
Jeep Compass Sport Imagem: Divulgação

Um dos seus concorrentes, considerando a faixa de preço, é o Jeep Compass Sport (R$ 186.990), que, além de ser um pouco menor, tem motor 1.3 turboflex de 176 cv sem hibridização.

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Em termos de consumo, o Compass faz cerca de 8,1 km/l de gasolina na cidade e 10,5 km/l na estrada. O GS4, por sua vez, promete 14,1 km/l em ciclo urbano e 11,8 km/l em trecho rodoviário.

GAC Aion V

GAC Aion V
GAC Aion V Imagem: Divulgação

Se alguns consumidores ainda guardam receio das marcas chinesas, o GAC Aion V pode encorajá-los a adquirir seu primeiro automóvel proveniente do país asiático.

O terceiro SUV médio da marca oriental em nosso país estreia por R$ 214.990 e é construído sobre a mesma plataforma do Toyota bZ3x - um dos principais carros elétricos da montadora japonesa no mundo e que, desde sua estreia, em março, já vendeu mais de 20 mil unidades na Ásia.

Console central do Aion V guarda um frigobar que resfria a -15º C e aquece até a 50º C
Console central do Aion V guarda um frigobar que resfria a -15º C e aquece até a 50º C Imagem: Divulgação
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O Aion V tem mecânica semelhante à do Aion Y,, trazendo motor elétrico de 204 cv e 389 km de autonomia.

Seus destaques incluem maçanetas retráteis, sete airbags, som premium, bancos com aquecimento e até um frigobar no console central. Ao toque de um botão, é possível recolher todos os bancos e transformar o Aion V em um "quarto gigante".

Não à toa, o BYD Song Plus acabou de ser renovado: a central multimídia foi melhorada, há novo design externo e pacote de equipamentos equivalente. A diferença é que o Song Plus é híbrido plug-in, com 235 cv, e custa R$ 249.990.

GAC Hyptec HT

Portas ao estilo "asa de gaivota" são exclusivas da versão mais cara do Hyptec HT
Portas ao estilo "asa de gaivota" são exclusivas da versão mais cara do Hyptec HT Imagem: Divulgação

O modelo mais caro da GAC no Brasil tem assinatura da Hyptec, submarca destinada a produtos de alta tecnologia e maior extravagância.

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Com quase 5 m de comprimento, o Hyptec HT tem espaço de sobra para sete pessoas, mas optou-se por levar apenas cinco, com bancos traseiros reclináveis.

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Imagem: Divulgação

Ambas as versões utilizam motor elétrico de 245 cv e 31,5 kgfm, que levam-no de zero a 100 km/h em cerca de 8 segundos. A autonomia, no ciclo brasileiro, é de 362 km.

A versão básica (R$ 299.990) já vem com 22 alto-falantes e cabine revestida de couro Nappa. Já o Hyptec Ultra (R$ 349.990) ganha, principalmente, portas traseiras com estilo "asas de gaivota" que são abertas para cima e lembram as portas do Tesla Model Y.

Jeep Commander Blackhawk
Jeep Commander Blackhawk Imagem: Divulgação

Resta saber se, nessa faixa de preço, ele roubará clientela de SUVs grandes a combustão, como o Jeep Commander Blackhawk (R$ 335.990).

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A grande vantagem do Commander é seu motor 2.0 turbo de 273 cv, que fazem dele um dos carros nacionais mais rápidos em produção.

Seu pacote de equipamentos inclui automação veicular com ajuste sob medida para o país e decoração esportiva, com direito a revestimento em camurça na cabine.

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