Preços do novo VW Tera: maiores, T-Cross e Nivus têm versão mais barata

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Com direito a cinco versões e três combinações mecânicas, o novo Volkswagen Tera foi lançado no Brasil neste domingo (25).
O novo SUV cupê da Volks parte de R$ 99.990 - ainda que em lote inicial limitado a 999 unidades. Sua versão mais cara, entretanto, chega a R$ 142.290 e, nessa amplitude de preço, há concorrência interna com outros modelos da própria Volks incluindo os SUVs Nivus e T-Cross, posicionados acima do Tera em termos de porte.
Também há sobreposição de preços com o Virtus, sedã compacto da Volkswagen, e com o Polo - modelo de entrada da marca alemã no mercado brasileiro.

"O posicionamento de preços de um produto é uma ciência e tem muito relevância com os objetivos da marca", explica Milad Kalume Neto, especialista do setor automotivo.
"Ao posicionar um produto muito acima da concorrência, a marca tem que ter certeza de que seu produto entrega mais e está lastreado por uma marca representativa. E o inverso é igualmente proporcional", acrescenta Milad.

O analista acredita que, dentro do universo de vendas da VW, a escolha pela briga entre irmãos vai, de algum modo, ampliar as vendas ao invés de simplesmente transferir potenciais compradores de um modelo a outro.
"Dentro de uma marca, essa estratégia só pode existir se a margem final ficar maior. Ou seja: se, na composição final das vendas, eu conseguir ter mais lucro com essa nova proposição do que com o atual portfólio. Me parece essa a opção da VW", afirma.
Confira abaixo as versões do Volkswagen Tera e com quais outros VW cada uma dessas concorre:
VW Tera MPI

Custa: R$ 99.990
Concorre com: Polo Track (R$ 95.790)
O VW Tera mais barato de todos se torna (temporariamente) o único SUV além do Citroën Basalt vendido por menos de R$ 100 mil.
Esse preço, informa a VW, entretanto, vale para as primeiras 999 unidades do modelo. Depois, o Tera MPI subirá para R$ 103.990.

Mesmo assim, não parece tanto se comparado ao VW Polo Track, o sucessor do Gol que é vendido por R$ 95.790: além de não ter a carroceria da moda, o Polo básico tem quadro de instrumentos analógico e sistema de som mais simples.
Em termos mecânicos, ambos utilizam motor 1.0 flex sem turbo (84 cv/10,3kgfm) e com transmissão manual de cinco marchas.
Em termos de segurança e conforto, porém, só o Tera conta com seis airbags (dois a mais do que o Polo), faróis em LED frenagem autônoma de emergência e vidros elétricos nas quatros portas.
VW Tera TSI

Custa: R$ 116.990
Concorre com: Nivus Sense e T-Cross Sense (ambos por R$ 119.990)
Outra versão manual é o Tera TSI, primeiro a oferecer o motor 1.0 turboflex de 116 cv e 16,8 kgfm.
O propulsor é o grande incremento da versão, mas o valor extra ainda contempla novos frisos decorativos, rodas de aro 16 (com liga leve opcional), luzes internas extras e melhor acabamento do volante.

A questão é que, por apenas R$ 3 mil a mais, o consumidor pode optar tanto pelo VW Nivus Sense quanto pelo VW T-Cross Sense; ambas versões dos SUVs maiores voltadas para o público PCD (pessoas com deficiência, que tem direito a desconto em impostos na compra), mas com venda liberada a qualquer cliente.
Por R$ 119.990, ambos os modelos vêm com o motor 1.0 turbo 200 TSI, de melhor performance (128 cv/20,4 kgfm) e câmbio automático de seis marchas.

O pacote de equipamentos é semelhante, mas o Tera perde para ambos em termos de porta-malas: 350 litros, contra 410 litros do Nivus e 420 litros do T-Cross. Eles também oferecem mais espaço aos ocupantes, graças ao comprimento e entre-eixos até 12 cm maiores.
VW Tera Comfort

Custa: R$ 126.990
Concorre com: Virtus TSI (R$ 126.390)
Para quem busca um Tera turbinado e com transmissão automática, a versão Comfort é a mais barata à disposição. Os R$ 10 mil extras ainda incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema start-stop, chave com atuação remota e entradas USB-C na segunda fila.
Coincidentemente (ou não), esse Tera fica bem na lacuna que há entre as versões Sense de Nivus e T-Cross e as variantes logo acima (ambas além de R$ 140 mil).

Até há concorrência dentro da marca, mas é com o Virtus TSI, que custa R$ 600 a menos. O sedã tem o mesmo conjunto mecânico do Tera Comfort, além de se igualar em praticamente toda lista de equipamentos e oferecer, de série, carregamento de celular por indução.
Sua grande vantagem é o porta-malas de 521 litros (48% maior). Por ser quase meio metro maior, o Virtus também oferece maior entre-eixos e, consequentemente, maior espaço interno.
VW Tera High

Custa: R$ 139.990 / R$ 142.290 (pacote The Town Outfit)
Concorre com: Nivus Comfortline (R$ 143.490)
Na prática, o VW Tera High corresponde ao topo de linha do novo utilitário, mas é possível incrementar a versão com decoração alusiva ao festival The Town, pagando um pouco mais por isso.
Por R$ 139.990, tem-se itens de série como rodas de liga leve de 17 polegadas, quadro de instrumentos digital maior (10,25 polegadas), seis alto-falantes (dois extras), câmera de ré, sensores de estacionamento, melhor acabamento interno e retrovisor interno fotocrômico.

O Tera Outfit The Town repete isso, mas com bancos em material que remete a couro e rodas e teto escurecidas em tons de preto, além de Itens como assistente de permanência de faixa e detector de ponto cego, só pagando a mais.
Ambas as opções estão próximas ao Nivus Comfortline, que repete o espaço interno e mecânica mais robusta da versão Sense.
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