VW Tera: o que já sabemos sobre o novo SUV que será lançado neste domingo

Depois de uma aparição durante o Carnaval no Rio de Janeiro, o Volkswagen Tera será lançado oficialmente neste domingo (25). O novo SUV da marca alemã chega para ser uma opção mais acessível ante os irmãos T-Cross e Nivus, além de competir com novos rivais que estão chegando ao mercado.

Na expectativa pela chegada do novo utilitário, o UOL Carros mostra o que já sabemos sobre o Tera. Confira abaixo:

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Imagem: Divulgação

Design

Produzida em Taubaté (SP) e inteiramente concebida e projetada no Brasil, a novidade apareceu pela primeira vez em setembro do ano passado, no Rock in Rio, ainda protegida em uma caixa que permitia ver pouco do seu visual definitivo.

Quanto ao design, o Tera traz nova linguagem visual da VW, que remete a automóveis recentes da empresa, como o elétrico ID.4, a reestilização do Taos, recentemente lançada nos Estados Unidos, e o novo Tiguan, que deve chegar em 2025 ao mercado brasileiro.

Destaque para a larga coluna traseira, que lembra a de SUVs como o VW T-Roc, para os faróis de LED com luz diurna segmentada em duas partes e para as lanternas traseiras, também iluminadas por LEDs, posicionadas bem altas e rentes ao vidro da tampa do porta-malas.

Diferentemente dos SUVs maiores e mais caros da montadora alemã, e em nome da redução nos preços, o Tera não conta com barra iluminada na dianteira nem na traseira, mas nem por isso tem uma aparência excessivamente simples - pelo contrário.

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Versões e prováveis preços

A Volks já oficializou que o Tera ficará posicionado entre o Polo e o Nivus — outro SUV cupê de origem e fabricação nacional. Na prática, é esperado que as versões básicas acabem sendo mais baratas do que o topo de linha do Polo Highline (R$ 131.650). Já o Tera High deve ter, praticamente, o mesmo preço do Nivus Comfortline, básico (R$ 119.990).

Diferentes marcas vêm entendendo que há espaço para SUVs ainda menores que modelos como o Nivus e seus rivais, Fiat Pulse e Renault Kardian, entre outros. Além da VW, marcas como Chevrolet e Jeep preparam modelos semelhantes — todos com preços esperados na faixa dos R$ 100.000 aos R$ 130.000.

Até o momento, a Volkswagen confirmou a chegada do Tera Comfort e do Tera Highline (topo de linha). Ambos usarão o motor 1.0 170 TSI, que é uma versão renovada do propulsor do up!. Esse 1.0 turboflex rende 116 cv e 16,8 kgfm e, nos dois modelos, sempre virá junto à transmissão automática de seis velocidades.

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O Tera High (cerca de R$ 130.000) inclui, de série, equipamentos como faróis full-LED, quadro de instrumentos digital de 10,25", central multimídia de 10", carregamento de celular por indução, controle de cruzeiro adaptativo, rodas de 17" e troca automática do farol alto.

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Também haverá, como opcionais, os pacotes Outfit (detalhes estéticos em preto) e ADAS (monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa). Por fim, o Tera High servirá de base à série especial Tera The Town, alusiva festival de música.

O Tera Comfort (cerca de R$ 120.000), por sua vez, renunciará a alguns luxos para ficar mais barato. Com base na estratégia comum da VW, os itens exclusivos da versão mais cara devem incluir os bancos com revestimento sintético, ar digital, quadro de instrumentos maior (reduzido para 8"). Também não contará com piloto de cruzeiro adaptativo e as borboletas para trocas de marcha no volante.

Segundo apurou o UOL Carros, a Volkswagen já registrou duas versões ainda mais simples do Tera, que deverão ser lançadas mais adiante. Uma delas é o Volkswagen Tera TSI (cerca de R$ 110.000), que se identifica apenas pela nomenclatura do motor turbo, que se mantém. A oferta de equipamentos, porém, será ainda mais restrita do que a do Tera Comfort.

Além deles, há o Volkswagen Tera MPI, que deve custar cerca de R$ 100.000 e tende a ser crucial para que os objetivos de venda e produção de mais de 200.000 unidades/ano sejam atingidas. Para se chegar a esse preço, o Tera MPI usará o motor 1.0 aspirado do Polo Track, com 84 cv e 10,3 kgfm, além do câmbio manual de cinco marchas.

O motor é a grande economia do Tera básico, mas também espere por uma estética típica dos carros "pé-de-boi": rodas de calota em aro 16" ou 15", plásticos mais simples na carroceria e bancos de tecido, entre outros detalhes. Como praxe na plataforma MQB, porém, todas as versões deverão vir, de série, com seis airbags.

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