Novo radar? O que é o carro flagrado circulando em rodovia de São Paulo

Um novo vídeo viral que circula pelo Instagram mostra o que, supostamente, seria a nova forma de multar veículos que trafegam pela rodovia Raposo Tavares, em São Paulo.

O mecanismo consiste em uma caixa acoplada à caçamba de uma picape, guardando uma câmera que registraria infratores. Segundo a narração, até uma motocicleta teria tampado a placa para evitar multa.

Isso, entretanto, é em vão, pois o aparelho não é um radar, mas um retrorrefletômetro utilizado na manutenção viária.

Os retrorrefletômetros medem o quanto uma superfície reflete a luz. Isso é essencial para avaliar o quanto as faixas pintadas no asfalto são vistas pelos condutores à noite ou sob mau tempo.

A Crasvia Engenharia, com sede em Lins (SP), presta esse serviço à concessionária Ecovias, tanto na Raposo Tavares quanto na rodovia Castello Branco. A empresa também atende outras nove concessionárias em 31 rodovias pelo Brasil.

Motorista que opera o retrorrefletômetro da Crasvia tem essa visão do monitor: nada de multas
Motorista que opera o retrorrefletômetro da Crasvia tem essa visão do monitor: nada de multas Imagem: Divulgação

Os retrorrefletômetros mais modernos vêm com uma tela que, em tempo real, mostra ao motorista o que está sendo captado. Assim, apenas uma pessoa é necessária para realizar o serviço.

Continua após a publicidade

Além da pintura das faixas, o equipamento registra o estado de conservação das tachas refletivas, conhecidas como "olhos de gato". Graças ao GPS embutido, os engenheiros exibem as leituras em um mapa, identificando exatamente onde a manutenção é necessária.

Produtos mais novos podem ser instalados em qualquer tipo de carro, com operação quase automática
Produtos mais novos podem ser instalados em qualquer tipo de carro, com operação quase automática Imagem: Divulgação

A Easylux, que também fabrica retrorrefletômetros em São Paulo, destaca que seu equipamento requer quase nenhuma expertise do motorista, que precisa apenas seguir instruções básicas. Uma delas, segundo o manual da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é manter velocidade constante.

"Já que na arrancada o veículo levanta a frente, mudando o ângulo da luz emitida", diz o órgão, que exige níveis mínimos de reflexividade das concessionárias que administram as rodovias.

Falhas na sinalização são marcadas automaticamente no mapa, poupando imenso trabalho que, há duas décadas, era manual
Falhas na sinalização são marcadas automaticamente no mapa, poupando imenso trabalho que, há duas décadas, era manual Imagem: Divulgação

Auxílio para carros autônomos

Segundo o engenheiro de transportes Daniel Sierro, o retrorrefletômetro padroniza algo subjetivo como a visão humana.

Continua após a publicidade

"Pessoas têm noções distintas do que é 'visível'. Além disso, seria extremamente trabalhoso e impreciso que um operador registrasse manualmente esses dados", explica. Com o avanço da automação veicular, é cada vez mais importante saber o quanto a sinalização rodoviária é explícita para os computadores.

Novas versões do equipamento também são pensadas para carros autônomos
Novas versões do equipamento também são pensadas para carros autônomos Imagem: Divulgação

"Esses sistemas de segurança veicular usam visão de máquina que depende de marcações rodoviárias de boa qualidade para operar com segurança e eficiência", afirma a Retrotek na apresentação de seu novo retrorrefletômetro.

Ao contrário das variantes tradicionais, o novo equipamento da empresa britânica usa câmeras frontais engatadas em qualquer veículo. Nele projeta-se uma luz verde que facilita a interpretação visual das medidas, inclusive à noite. Em tempo real, o equipamento registra a sinalização e seu estado, oferecendo análises qualitativas que indicam como um carro autônomo entende as marcações do mundo real.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.