Porsche milionário de Neymar tem fila de espera e opcional de R$ 300 mil

Na sua volta ao Brasil, Neymar não pôde trazer a coleção de supercarros que mantém no exterior.

O atacante do Santos, entretanto, realizou um sonho: ter um Porsche 911 GT3 RS para chamar de seu.

A compra foi realizada em abril por meio da concessionária Stuttgart, em São Paulo (SP). Neymar já usou o carro novo para treinar no Santos e compartilhou com atletas e funcionários "o tanto" que queria essa unidade.

Modelo de Neymar é quase idêntico à versão usada em competições profissionais
Modelo de Neymar é quase idêntico à versão usada em competições profissionais Imagem: Divulgação

Muito mais do que um Porsche "comum", o 911 GT3 RS se destaca por ser literalmente um carro de corrida com o mínimo de adaptações possível para poder ser usado nas ruas. Ele chega a 296 km/h.

Zero-km, um Porsche 911 como esse ultrapassava os R$ 2 milhões até o ano passado. Mas o de Neymar ainda traz um opcional de R$ 300 mil chamado de Weissach Package, que adiciona rodas de magnésio, gaiola de fibra de carbono e outros itens. Dependendo da configuração, seu preço chega à faixa dos R$ 4 milhões.

Carros raros e de alto luxo, como o de Neymar, costumam ficar sair mais caros se comprados de segunda mão
Carros raros e de alto luxo, como o de Neymar, costumam ficar sair mais caros se comprados de segunda mão Imagem: Lucas Cherubini/Reprodução

Ao contrário de carros comuns, modelos de alto luxo podem custar mais se comprados usados. Isso acontece porque cada unidade é feita sob medida, em processo que pode levar até dois anos.

Assim, mesmo quem chegar à Porsche com o dinheiro na mão enfrentará uma longa fila de espera ou pagará pelo ágio de um revendedor. Séries de pouco volume e que já não são feitas mais podem elevar essa cifra.

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Carro consegue mudar sua aerodinâmica em tempo real para melhorar a dirigibilidade
Carro consegue mudar sua aerodinâmica em tempo real para melhorar a dirigibilidade Imagem: Divulgação

De acordo com Lucas Cherubini, caçador de supercarros, a unidade de Neymar veio da equipe Acid Green, que disputa competições oficiais de automobilismo no Brasil. Em fotos que estão circulando nas redes e ilustram esta reportagem, ainda há adesivos que identificam o piloto e CEO do time, Giuliano Bertucelli, que teria vendido a unidade por R$ 3,8 milhões.

Não porta-malas, já que o motor vai atrás e, sob o capô, há um radiador
Não porta-malas, já que o motor vai atrás e, sob o capô, há um radiador Imagem: Divulgação

A unidade foi uma das últimas a chegar ao Brasil, pois atualmente as vendas do GT3 RS estão suspensas. Espera-se que sejam reabertas em breve, mas para uma eventual versão reestilizada do modelo.

Proposta esportiva

Interior do Porsche 911 GT3 RS
Interior do Porsche 911 GT3 RS Imagem: Divulgação
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Carros de corrida adaptados às ruas existem, primordialmente, para que modelos com o GT3 RS possam disputar campeonatos em que a produção em série é requisito de entrada.

Dessa forma, detalhes como o aerofólio gigante existem porque são necessários ao máximo desempenho do carro. O mesmo vale para a falta de isolamento acústico e para os bancos em concha, mais finos que os de outros modelos.

Há espaço para duas pessoas
Há espaço para duas pessoas Imagem: Divulgação

O motor 4.0 entrega 525 cv e permite ao GT3 RS ir de zero a 100 km/h em 3,2 segundos, atingindo velocidade máxima de 296 km/h. Em altas velocidades, o barulho do carro torna difícil dialogar sem gritar. O motor fica na parte de trás do carro, que não tem porta-malas pois, sob o capô, há um radiador especial.

Alças substituem as maçanetas por facilitarem o uso com luvas esportivas
Alças substituem as maçanetas por facilitarem o uso com luvas esportivas Imagem: Divulgação

Quem se garante no autódromo também pode desligar as proteções contra derrapagens e ajustar diferentes parâmetros mecânicos do veículo. Foi assim que o GT3 RS marcou o quarto melhor tempo de volta no circuito de Nürburgring, na Alemanha, referência para aferir o desempenho de um esportivo.

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Modelo idêntico ao de Neymar foi usado por pilotos da Porsche para bater recorde no circuito de Nürburgring
Modelo idêntico ao de Neymar foi usado por pilotos da Porsche para bater recorde no circuito de Nürburgring Imagem: Divulgação

A marca registrada da linha GT3 RS é o aerofólio, que funciona nos carros de rua exatamente como nas unidades de competição. Tal peça serve para "prender" a traseira do esportivo ao solo, gerando estabilidade em altas velocidades.

Segundo a Porsche, quando o carro de Neymar está a 285 km/h, gera-se 860 kg de pressão aerodinâmica. Ou seja: é como se o peso de um Renault Kwid fosse exercido sobre o aerofólio.

Porsche 911 GT3 RS: um dos carros de série mais extremos do mundo
Porsche 911 GT3 RS: um dos carros de série mais extremos do mundo Imagem: Divulgação

A asa também aproveita o sistema de redução de arrasto, conhecido como DRS na Fórmula 1, onde é acionado manualmente. No carro de rua, entretanto, a abertura das superfícies é feita por sensores computadorizados.

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