Barulho de tiro e muita fumaça: o que acontece com carro atingido por raio

Estar abrigado em um carro durante uma chuva com raios não é o maior dos problemas, já que a estrutura do veículo tem a capacidade de guiar a energia elétrica pela carroceria pelos pneus e depois para o solo (princípio da Gaiola de Faraday).

Entretanto, cabe aos ocupantes não tocarem em nada metálico que esteja conectado de alguma forma à parte externa do veículo. Tudo isso foi visto recentemente em um incidente nos Estados Unidos.

O que aconteceu

Recentemente uma família no estado norte-americano de Illinois teve seu Ford Edge atingido por um raio. O momento causou um forte ruído de tiro e muita fumaça tomou conta do interior do modelo. Os três ocupantes do veículo sobreviveram.

O raio arrancou o para-choque traseiro do carro, arrancou sua placa e expôs alguns fios. A lanterna do lado do passageiro na parte traseira também sumiu. Entretanto, nenhum vidro do veículo foi quebrado e ninguém se feriu. Assim, com sua parte elétrica queimada, a polícia foi obrigada a rebocar o veículo.

É importante dizer também que veículos a combustão ou elétricos são iguais quanto a sua resistência em tempestades de raios, já que os mesmos princípios se aplicam.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.