Versão picape e 30 km/l: o que já sabemos sobre o novo Toyota Corolla

Prestes a completar 60 anos de existência, o Toyota Corolla ainda tem vida longa pela frente. Ao que tudo indica, a montadora japonesa apresentará, até o ano que vem, a 13ª geração do carro, trazendo novidades importantes que incluem até uma versão caminhonete.

A ideia é usar a mesma plataforma TNGA que, hoje em dia, serve de base ao Corolla sedã, hatchback e perua e ao SUV Corolla Cross. Segundo relatos da imprensa oriental, todas essas variantes serão aperfeiçoadas em termos de mecânica e rigidez torcional, entre outros incrementos; mas, principalmente, terão a companhia de um "Corolla Truck".

Conceito de picape intermediária da Toyota foi revelado pela marca no ano retrasado
Conceito de picape intermediária da Toyota foi revelado pela marca no ano retrasado Imagem: Divulgação

Seguindo a receita de Ford Maverick e Ram Rampage, entre outros, a nova picape será menor do que a Hilux, se aproveitando de carroceria monobloco que a torna mais confortável para a rodagem em estradas e para os passageiros da segunda fileira. Esse "Corolla Truck" deverá ser vendido no Brasil, assim como as variantes sedã e SUV.

Em termos de mecânica, a principal opção para a 13ª geração do Corolla deve ser um novo motor 1.5, com versões aspiradas ou turbinadas — com cerca de 130 cv e 180 cv, respectivamente.

Espera-se que esse propulsor seja feito no Brasil em variante flex, que também pode equipar o futuro Yaris Cross. Modelos puramente a combustão continuam, mas o Corolla HEV (híbrido pleno, sem carregamento na tomada) tende a ficar ainda mais econômico e superar os 30 km/l.

Outra possibilidade é usar a mecânica do Prius vendido no exterior, com motor 2.0 aspirado e um motor elétrico traseiro. Seria uma configuração híbrida plug-in, especialmente útil para o "Corolla picape", que, dessa forma, chegaria à faixa dos 220 cv e teria tração integral simplificada, sem cardan.

Traseira do novo Corolla deve seguir estilo do Toyota Crown
Traseira do novo Corolla deve seguir estilo do Toyota Crown Imagem: Divulgação

Em termos de design, há poucas pistas, já que os testes com protótipos ainda seguem desconhecidos. A imprensa oriental, porém, sugere que, mais uma vez, o estilo deve seguir a reestilização do Prius, com faróis integrados e curvas suaves. Na traseira, a tendência é que o sedã se inspire no Crown, seu irmão maior.

Continua após a publicidade

Mesma coisa vale para o interior, onde a discrição da Toyota se manterá e aposta-se em evoluções como uma central multimídia maior e com melhor display e um quadro de instrumentos digital minimalista. Novamente, seguindo a receita do Prius.

Certeza disso, entretanto, só devemos ter em 2026, quando a japonesa tende a anunciar os novos planos para um dos carros mais vendidos da história. A venda do novo Toyota Corolla no Brasil, em diferentes tipos de carroceria, deve começar até 2027.

Interior será atualizado, mas sem grandes revoluções
Interior será atualizado, mas sem grandes revoluções Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.