Adeus, baliza: estacionar deve ficar cada vez mais fácil com esses carros

Fazer uma baliza corretamente é um dos maiores desafios de uma prova de direção, uma dificuldade que vale até para quem se formou há muito tempo. Mas pode haver uma luz. Veja abaixo modelos que prometem dar aquela mãozinha pra estacionar:

Hyundai Mobion

  • Baseado no Ioniq 5, o modelo tem motores elétricos e sistemas de tração e de suspensão embutidos em cada roda.
  • O sistema representa a segunda geração e-corner, recurso que permite rodar na diagonal ou até girar o carro em 360 graus. Não é muito diferente da atual picape elétrica da Hummer.
  • A diferença é a capacidade de girar a roda de fato, permitindo uma manobra de vaga paralela com toda a facilidade do mundo.
  • Os faróis acompanham o movimento do veículo, iluminando de acordo com o ângulo de esterço.
  • Para alertar os outros motoristas, o sistema de luzes do Mobion pode exibir mensagens de alerta, além de funcionar como setas gigantes.

Mercedes-Benz Classe G elétrico

Imagem
Imagem: Divulgação
  • Conhecido como EQG, o Classe G elétrico é um SUV de grande porte, mas pode rotacionar sobre o próprio eixo, mais ou menos como um tanque faz.
  • Da mesma maneira que o Mobion, o modelo conta com um motor elétrico em cada roda, permitindo que cada uma delas seja controlada individualmente.
  • O modelo será lançado neste ano e deve contar com o dispositivo de fábrica, mas nada impede que seja um opcional.

Sistema teleoperado da BMW

  • A marca e a fornecedora Valeo apresentaram um sistema que permite que o carro seja dirigido remotamente por um teleoperador.
  • Com comandos completos e telas à sua frente, o operador pode facilitar manobras em eventos e instalações de trabalho intenso, exemplo do pátio de um aeroporto.
  • Embora seja previsto o estacionamento autônomo no nível 4, foi curioso ver as pessoas manobrando do estande da Valeo um BMW no espaço da própria fabricante alemã.
Continua após a publicidade

BYD Yangwang U8

Imagem
Imagem: Divulgação
  • O SUV elétrico de luxo também tem um motor elétrico em cada uma das rodas.
  • Seu sistema funciona acionando os freios das rodas de um lado, deixando as rodas opostas para tracionar o carro.
  • O utilitário grande tem estilo parecido com o do Land Rover Defender

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.