VW Tera é revelado por inteiro e chega no 1º semestre; veja detalhes do SUV

A Volkswagen revelou por inteiro e sem nenhuma camuflagem neste domingo de Carnaval, na avenida Marquês de Sapucaí, no Sambódromo do Rio de Janeiro, o Tera - que será lançado neste primeiro semestre de 2025 no Brasil como o SUV de entrada da marca alemã.

Sem ainda revelar detalhes técnicos, preços e a lista completa de versões e equipamentos, a Volks finalmente apresentou o modelo concebido para ser o utilitário esportivo mais vendido e acessível da companhia, posicionado acima do Polo (preços a partir de R$ 96.490 na versão MPI) e abaixo de Nivus e T-Cross - que partem, respectivamente, de R$ 143.490 e R$ 119.990).

Na apresentação realizada há pouco no Sambódromo, Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, os preços do Tera serão "muito competitivos".

Imagem
Imagem: Divugação

Produzida em Taubaté (SP) e inteiramente concebida e projetada no Brasil, a novidade traz design exclusivo e apareceu pela primeira vez em setembro do ano passado, no Rock in Rio, ainda protegida em uma caixa que permitia ver pouco do seu visual definitivo.

Imagem
Imagem: Divulgação

Seu nome foi anunciado em novembro de 2024 e desde então o Tera tem surgido em teasers divulgados a conta-gotas pela Volkswagen, sem nunca exibir todos os detalhes, até agora.

Quanto ao design, o Tera traz nova linguagem visual da VW, que remete a automóveis recentes da empresa, como o elétrico I.D.4, a reestilização do Taos, recentemente lançada nos Estados Unidos, e o novo Tiguan, que deve chegar em 2025 ao mercado brasileiro.

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Destaque para a larga coluna traseira, que lembra a de SUVs como o VW T-Roc, para os faróis de LED com luz diurna segmentada em duas partes e para as lanternas traseiras, também iluminadas por LEDs, posicionadas bem altas e rentes ao vidro da tampa do porta-malas.

Diferentemente dos SUVs maiores e mais caros da montadora alemã, e em nome da redução nos preços, o Tera não conta com barra iluminada na dianteira nem na traseira, mas nem por isso tem uma aparência excessivamente simples - pelo contrário.

Imagem
Imagem: Divulgação

A Volkswagen evita liberar muitas informações sobre o seu novo SUV, chamado nas redes sociais como o ?SUV do Gol", referência às suas aspirações de ser um carro com grande volume de vendas.

Contudo, a montadora soltou algumas informações, como o número de versões: quatro. Também confirmou o nome da configuração topo de linha, batizada como Outfit - mesmo nome de um pacote visual opcional recentemente lançado para o Nivus Highline.

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Ao menos essa configuração traz faróis e lanternas full-LED, rodas de liga leve escurecidas e diamantadas de 17 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento de celulares por indução, central multimídia VW Play com conexão à internet integrada, iluminação ambiente com LEDs, ar-condicionado digital e automático e pacote ADAs de assistências semiautônomas à condução.

Imagem
Imagem: Divulgação

A Volks também informa que o Tera, fabricado no Brasil dentro do ciclo de investimentos locais de R$ 16 bilhões anunciado em 2024, será exportado para mais de 20 países, incluindo México, América do Sul e África.

Projetado sobre a mesma plataforma modular MQB A0 de T-Cross, Nivus e Polo, o Tera também não teve especificações de motor e câmbio reveladas neste evento, mas já adiantamos que, ao menos nas versões mais completas, terá o mesmo conjunto mecânico do Polo TSI: motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de seis marchas.

*Viagem a convite da Volkswagen

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.