VW Tera é revelado por inteiro e chega no 1º semestre; veja detalhes do SUV

Ler resumo da notícia
A Volkswagen revelou por inteiro e sem nenhuma camuflagem neste domingo de Carnaval, na avenida Marquês de Sapucaí, no Sambódromo do Rio de Janeiro, o Tera - que será lançado neste primeiro semestre de 2025 no Brasil como o SUV de entrada da marca alemã.
Sem ainda revelar detalhes técnicos, preços e a lista completa de versões e equipamentos, a Volks finalmente apresentou o modelo concebido para ser o utilitário esportivo mais vendido e acessível da companhia, posicionado acima do Polo (preços a partir de R$ 96.490 na versão MPI) e abaixo de Nivus e T-Cross - que partem, respectivamente, de R$ 143.490 e R$ 119.990).
Na apresentação realizada há pouco no Sambódromo, Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, os preços do Tera serão "muito competitivos".

Produzida em Taubaté (SP) e inteiramente concebida e projetada no Brasil, a novidade traz design exclusivo e apareceu pela primeira vez em setembro do ano passado, no Rock in Rio, ainda protegida em uma caixa que permitia ver pouco do seu visual definitivo.

Seu nome foi anunciado em novembro de 2024 e desde então o Tera tem surgido em teasers divulgados a conta-gotas pela Volkswagen, sem nunca exibir todos os detalhes, até agora.
Quanto ao design, o Tera traz nova linguagem visual da VW, que remete a automóveis recentes da empresa, como o elétrico I.D.4, a reestilização do Taos, recentemente lançada nos Estados Unidos, e o novo Tiguan, que deve chegar em 2025 ao mercado brasileiro.

Destaque para a larga coluna traseira, que lembra a de SUVs como o VW T-Roc, para os faróis de LED com luz diurna segmentada em duas partes e para as lanternas traseiras, também iluminadas por LEDs, posicionadas bem altas e rentes ao vidro da tampa do porta-malas.
Diferentemente dos SUVs maiores e mais caros da montadora alemã, e em nome da redução nos preços, o Tera não conta com barra iluminada na dianteira nem na traseira, mas nem por isso tem uma aparência excessivamente simples - pelo contrário.

A Volkswagen evita liberar muitas informações sobre o seu novo SUV, chamado nas redes sociais como o ?SUV do Gol", referência às suas aspirações de ser um carro com grande volume de vendas.
Contudo, a montadora soltou algumas informações, como o número de versões: quatro. Também confirmou o nome da configuração topo de linha, batizada como Outfit - mesmo nome de um pacote visual opcional recentemente lançado para o Nivus Highline.

Ao menos essa configuração traz faróis e lanternas full-LED, rodas de liga leve escurecidas e diamantadas de 17 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento de celulares por indução, central multimídia VW Play com conexão à internet integrada, iluminação ambiente com LEDs, ar-condicionado digital e automático e pacote ADAs de assistências semiautônomas à condução.

A Volks também informa que o Tera, fabricado no Brasil dentro do ciclo de investimentos locais de R$ 16 bilhões anunciado em 2024, será exportado para mais de 20 países, incluindo México, América do Sul e África.
Projetado sobre a mesma plataforma modular MQB A0 de T-Cross, Nivus e Polo, o Tera também não teve especificações de motor e câmbio reveladas neste evento, mas já adiantamos que, ao menos nas versões mais completas, terá o mesmo conjunto mecânico do Polo TSI: motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de seis marchas.
*Viagem a convite da Volkswagen
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.