S10 elétrica? Picape que GM quis destruir tem 3 unidades sobreviventes

A General Motors acreditou na eletrificação muito antes de a indústria automotiva tê-la abraçado de vez nos últimos anos. Porém, no fim das contas, a investida acabou por ser cedo demais. Ainda assim, a montadora foi longe, chegando a até produzir uma versão elétrica da Chevrolet S10 - a S10 Electric.

A maior parte dos modelos foi destruída, porém uma foto com três sobreviventes foi divulgada na internet recentemente.

O que aconteceu

No final dos anos 90, a GM fez o veículo conceito elétrico EV-1, porém seu fim foi rápido - com a montadora encerrando seu programa abruptamente. Porém, seu trem de força, com tração dianteira, foi parar antes disso em algumas unidades da S10, a transformando em um veículo elétrico.

A Chevrolet S10 Electric teve 492 unidades entre 1997 e 1998, porém 432 foram destruídas após o fim do programa elétrico, assim como o EV-1, deixando apenas 60 restantes.

Entretanto, um internauta - Keith Dillman - divulgou no Facebook recentemente uma foto de três unidades da S10 Electric que possui. Ao site The Drive, ele disse: "a S10 Electric tinha a força da General Motors por trás. Na verdade, há muitas coisas de alta tecnologia nela — é só que as baterias eram péssimas. É por isso que falharam. Estava destinado ao fracasso. Não tinha como ter dado certo".

Ele tenta nos últimos anos levar os veículos à atividade de novo, procurando pelos números das peças correspondentes à S10 Electric disponíveis online para reformar os carros.

Segundo ele, há também outro colecionador que tem 80% das S10 Electrics ainda existentes, porém aparentemente os modelos não estão em boa conservação, diz Dillman.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.