Mercedes diz que IA deixará designers de carros desempregados em 10 anos

Para o diretor de design da Mercedes-Benz, a inteligência artificial poderá deixar desempregados os designers de carros em cerca de uma década. Ele declarou isso em um evento para o novo complexo de apartamentos Mercedes-Benz Places em Miami.

O que aconteceu

Gordon Wagener, diretor de design da Mercedes-Benz, fez uma declaração recentemente de que ele e seu time de designers deverão ser substituídos por inteligência artificial em um futuro próximo de cerca de dez anos.

Em entrevista à ABC News, ele disse: "trabalhamos com IA agora. Você obtém 99% de porcaria com IA e grande quantidade. Esse é o maior problema — separar as coisas boas das ruins. Mas você obtém 1% de coisas boas, e há um aprendizado contínuo. Está melhorando a cada dia".

Ele seguiu: "a IA mudará drasticamente a maneira como projetamos. Acho que em 10 anos talvez a maior parte do design seja feita por IA e isso tornará os designers obsoletos. Meu sucessor será uma máquina e será muito mais barato do que meu salário".

Wagener também disse que a Mercedes não planeja acabar com controle físico em seus carros no futuro próximo, observando que criar veículos totalmente autônomos continua extremamente caro e ainda é como "ficção científica".

Ele disse: "provavelmente em algum momento (faremos carros sem volante ou alavanca de câmbio), mas não vejo isso no futuro próximo. Sempre teremos um volante. Pelo menos no futuro próximo. Com o aumento da autonomia, o carro se torna mais um espaço de vida. O carro do futuro não é um smartphone sobre rodas, será uma 'casa inteligente' sobre rodas".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.