Pedágio 100% autônomo começa a funcionar no Brasil; veja como funciona

Pedágios com pagamento sem interação humana, ao estilo das cancelas de shopping centers, já estão virando realidade no Brasil. Em diferentes regiões do país, há cada vez mais praças de pedágio tradicionais dando lugar ao sistema de autoatendimento. Em Pernambuco, por sua vez, já há estradas totalmente nesse esquema.

É o caso do sistema viário do Paiva, que engloba as rodovias estaduais PE-024 e PE-009 e outras vias secundárias, conectando a região metropolitana do Recife ao porto de Suape, em Cabo de Santo Agostinho (PE), e às praias do litoral sul pernambucano. Desde o ano passado, a concessionária Monte Rodovias optou pela tecnologia e o sucesso atraiu outros gestores viários para conhecê-la.

Sempre há um funcionário de plantão em caso de problemas no totem, diz a Monte Rodovias
Sempre há um funcionário de plantão em caso de problemas no totem, diz a Monte Rodovias Imagem: Divulgação

Ao todo, há sete praças de pedágio no sistema viário do Paiva e, em todos, o atendimento é feito sem interação humana. É possível inserir o cartão na maquininha ou simplesmente utilizar o pagamento por aproximação, compatível com smartphones que têm Apple Pay, por exemplo. No caso de pagamento em dinheiro, a máquina ainda é capaz de fornecer troco. Uma vez pago, o motorista escolhe se quer o recibo do pedágio ou não.

A novidade acabou chegando às rodovias federais, com a primeira praça 100% automatizada estreando recentemente na BR-080, em Santa Rita do Novo Destino (GO). Segundo a Ecovias do Araguaia, cerca de 40 mil motoristas utilizaram essa modalidade no mês de janeiro, quando a tecnologia estreou. Dado o volume, é natural que haja problemas. Nesse caso, é possível pedir ajuda pela tela do totem e sempre haverá um funcionário à disposição no local, diz a concessionária.

Praça de pedágio automática é insuspeita quando vista de longe
Praça de pedágio automática é insuspeita quando vista de longe Imagem: Divulgação

Em outras praças de pedágios geridas pela Ecovias do Araguaia também há opção de usar as cabines autônomas. Nesses locais — assim como em pontos das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco, em São Paulo —, a automatização é limitada: só há uma cabine automática em cada sentido, com prioridade para os veículos de passeio.

O pedágio via autoatendimento já é comum na Europa e nos Estados Unidos, mas carecia de previsão legal no Brasil. Com a Resolução 1013/2024 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), regulou-se o pedágio free flow mas também veio maior segurança jurídica para a modalidade de autoatendimento.

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Máquinas da Ecovias do Araguaia aceitam cartões e até dão troco no caso de pagamento em dinheiro
Máquinas da Ecovias do Araguaia aceitam cartões e até dão troco no caso de pagamento em dinheiro Imagem: Divulgação

A praça de Santa Rita do Novo Destino não deve ser a única 100% autônoma por muito tempo, dado que a Ecovias do Araguaia tem planos para expandir o serviço. A CCR é até mais radical, planejando acabar com os pagamentos em dinheiro já no ano que vem e apostar nos totens cada vez mais.

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