Felipe Massa exibe 'Ferrari chinesa' de 1.300 cv que voa sobre os buracos

Ler resumo da notícia
Ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa chamou atenção em São Paulo ao guiar um hiperesportivo diferente: o BYD Yangwang U9, a 'Ferrari' dos chineses que estreará em breve no mercado nacional, certamente com um preço milionário.
Essa é mais uma ação de marketing da BYD, que planeja ser a terceira maior fabricante do Brasil até 2028 e aposta em muitos lançamentos para cumprir a meta. Nada será tão exclusivo quanto os Yangwang, a linha de altíssimo luxo e tecnologia que ainda incluirá o U8, jipe que consegue até navegar enquanto flutua na água.
No caso do Yangwang U9, destaca-se a performance de quatro motores elétricos que, somados, atingem 1.305 cv e levam-no de 0 a 100 km/h em 2,4 s. Enquanto circulava na Zona Sul de SP, Massa certamente não chegou perto dos 394 km/h de máxima do carro, mas explorou outros recursos como a capacidade do U9 girar em torno do próprio eixo.

Isso é possível porque cada motor cuida de uma roda, permitindo girá-las de forma independente. Ajuda na baliza, mas também permite controle de tração e estabilidade de altíssima sensibilidade, útil em pilotagem extrema.
Outro recurso com o qual o piloto se divertiu foi com a capacidade do BYD Yangwang U9 dançar. Nesse caso, devido ao conjunto de suspensão DiSus, que utiliza amortecedores eletromagnéticos dos quais a montadora revela poucos detalhes.

Sabe-se que o foco principal do DiSus é diminuir a níveis inéditos a vibração na cabine, evitando também a rolagem da carroceria nas curvas. Outras possibilidades da tecnologia, exclusiva da BYD, incluem fazer o carro pular buracos na estrada: são poucos centímetros de altura, mas, acima dos 100 km/h, dá para voar por cerca de 6 metros, afirma a chinesa.
A lista de mágicas do DiSus ainda inclui a capacidade de dirigir com três rodas (caso um pneu esteja furado, por exemplo) e entrar no modo de demonstração em que o hiperesportivo dança à moda dos lowriders que fizeram sucesso nos EUA no século passado.
Lançamento próximo
O BYD Yangwang U9 dirigido por Felipe Massa usava placas verdes, indicando que a unidade está sendo usada para homologação no Brasil. Com a pressa dos chineses para ganhar espaço no mercado, é questão de meses para que o U9 esteja à venda aqui, com preço que deve girar entre R$ 2.500.000 e R$ 3.500.000.

Em seguida, deve chegar o Yangwang U8, de valor semelhante. Para fechar a lacuna entre o luxo extremo e os carros já vendidos no país, a BYD também promete oferecer suas submarcas Denza e Feng Cheng Bao aos brasileiros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.