Renault Boreal? O que já sabemos sobre novo SUV que desafiará o Compass

Esqueça o Kwid: a Renault quer vender menos carros no Brasil, lucrando mais em cada um deles. O Renault Kardian, lançado no ano passado, já segue essa estratégia, que terá um próximo capítulo ainda em 2025. Estamos falando do novo SUV médio nacional da marca, que provavelmente será híbrido e chega de olho no Jeep Compass e outros rivais.

O projeto 1312, como ainda é chamado, foi confirmado no final de 2023 e deve lembrar bastante o Renault Austral, vendido na Europa. O carro brasileiro, entretanto, trará itens mais ao gosto do consumidor tanto da América Latina quanto de regiões do norte da África e do Oriente Médio, onde também será comercializado.

Com seu lançamento se aproximando, os testes públicos do carro já começaram. Os flagras do perfil @placaverde no Instagram mostram sua carroceria praticamente final, com cerca de 4,5 m de comprimento e feita sobre a mesma plataforma do Kardian, a RGMP.

O design ainda é escondido pela camuflagem, mas é fácil imaginar o que vem por aí, pois a montadora começou a padronizar o estilo de seus carros no mundo inteiro. O novo SUV médio nacional deve ser parecido, em diferentes aspectos, com os novos Symbioz e Rafale, revelados na Europa.

Imagem
Imagem: Divulgação

Quanto ao batismo da novidade, um nome cotado é o de Renault Boreal. Isso porque o termo 'Boreal' foi recentemente reservado pela marca tanto no Brasil quanto na Argentina. Seria uma referência direta ao Renault Austral, outro irmão europeu, cujo nome correspondente a "vindo do sul" em latim e cujo exato oposto é" boreal". A marca, entretanto, ainda não bateu o martelo da questão.

Uma certeza é que o 'Renault Boreal' usará o motor 1.3 turboflex que, hoje, é oferecido nos Duster, Captur e Oroch. Para evitar custos de importação, o propulsor também será fabricado em São José dos Pinhais (PR), com chance dos engenheiros brasileiros até melhorem seus atuais 170 cv e 27,5 kgfm.

A Renault quer oferecê-lo em versões híbridas também, mas, à época da última apuração, ainda estudava qual a melhor forma de fazer isso. Há a opção de se unir o motor 1.3 turbo a dois motores elétricos ou de oferecê-lo em um conjunto híbrido leve, usando só um motor elétrico, mais fraco.

Continua após a publicidade

Esse é o arranjo mais provável, dado seu custo reduzido, e o SUV rival do Compass e do Toyota Corolla Cross poderia, assim, chegar à faixa dos 14,5 km/l de gasolina na cidade e mais de 16 km/l na estrada — economia de 10%, que seria completada pela eventual isenção de IPVA em alguns estados.

Caso a Renault opte pelo conjunto híbrido mais avançado, o preço seria mais salgado (talvez superior a R$ 250.000), mas o consumo poderia impressionar com algo em torno de 19 km/l de gasolina na cidade e 22 km/l na estrada.

Por outro lado, as versões mais baratas, esperadas em torno de R$ 190.000, devem utilizar o mesmo 1.0 turboflex do Kardian, com 125 cv e 22,4 kgfm. Nesse caso, a performance seria pouco empolgante, mas o bolso certamente agradeceria.

Internamente, a novidade também seguirá seus irmãos de marca. Espere pelo mesmo volante e console central com "manete" seletora de marcha do Kardian, mas com uma central multimídia bem maior e disposta na vertical, como um smartphone de 10,4".

Imagem
Imagem: Divulgação

Versões de topo devem oferecer quadro de instrumentos digital também com tela maior, além de mais revestimento macio nos painéis de porta, melhor som e outras amenidades tecnológicas.

Continua após a publicidade

E não para por aí: o plano oficialmente chamado de Renaulution (um trocadilho com a palavra "revolução" em inglês) também inclui uma picape para substituir a Oroch e, em um primeiro instante, até o Grand Koleos - um SUV do tamanho de um Toyota SW4, de origem sul-coreana e com a mesma plataforma do Volvo XC40.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.