Alvo dos radares: como seu carro pode te enganar sobre a velocidade real

Com um número cada vez maior de radares espalhados pelas vias públicas de todo o país, é importante se atentar a certos detalhes para evitar o susto de ver a multa na caixa de correios.

A boa notícia é que a própria montadora, propositalmente, faz o velocímetro marcar uma velocidade maior do que a real, para a maior parte dos carros que estão em circulação hoje em dia. Tenha ele funcionamento analógico ou digital.

Apesar de a montadora poder chegar mais próxima dos 100% de velocidade real, esse erro existe, pois eles colocam para menos. A montadora toma o cuidado de usar essa margem para não colocar as pessoas em risco por questões de multa ou segurança" Cleber Willian Gomes, docente do departamento de engenharia mecânica da FEI

Como funciona:

  • Na prática, se o velocímetro, por exemplo, acusa 50 km/h, a velocidade real do carro será menor do que isso.
  • A comprovação é possível de ser feita ao confrontar o que o painel diz com o que aparelhos GPS informam.
  • A lógica que embasa essa sábia decisão das fabricantes de veículos é que o motorista precisa sempre calcular as reações ao volante em função da velocidade.
  • Quanto mais devagar ele está, mais facilmente poderá agir para manter o carro sob controle.

Mas uma "mania" do brasileiro põe tudo a perder

Brasileiros gostam de rodas grandes no carro
Brasileiros gostam de rodas grandes no carro Imagem: Divulgação

O ponto que faz tudo isso cair por terra é a alteração do diâmetro do conjunto de rodas e pneus, algo proibido pela Resolução 916 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 2022. O condutor que desrespeitar, ao ser parado, corre o risco de ser multado em R$ 195,23 e receber cinco pontos na CNH.

Já os veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, poderão ter alterado o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu, observadas restrições impostas pelo fabricante e exigências fixadas pelo Contran.

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Tem muita gente trocando rodas e pneus originais e colocando outros de maior diâmetro. A circunferência passa a ser muito maior, o que indica uma velocidade X no velocímetro, mas o carro está mais rápido do que isso. Exemplo: o motorista vê o velocímetro marcando 98 km/h, mas ele está a 110 km/h. Ele vai ser pego" Marcus Vinícius Aguiar, vice-presidente da AEA.

Até é possível refazer a calibração para adequar a leitura da velocidade pelo painel do carro, mas como muitos nem se dão conta de que essa divergência existe, pode-se concluir que não irão atrás de readequar. Fora os que sabem, mas não ligam para a leitura errada.

Nada exclui, ainda, aqueles que agem de má fé. Quando o carro passa a marcar uma velocidade sempre menor (devido à alteração do diâmetro para mais), o registro da quilometragem total do carro no hodômetro fica defasado.

A quilometragem real desse carro será maior do que o que o painel indicará. O quão maior, vai depender de quanto tempo o antigo dono rodou com o carro. É equivalente ao picareta que adultera o computador de bordo.

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Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A Resolução Contran que proíbe a alteração do diâmetro do conjunto formado pela roda e pneu é a 916, de 2022, que revogou a Resolução Contran 292/2018 informada originalmente neste texto. A informação já foi corrigida.

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